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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Desenvolvimento de um protocolo de observação aplicado ao treino de habilidades sociais profissionais
Other Titles: Development of an observational method applied to the training of professional social skills
Authors: Koga, Andreza Cristina Both Casagrande
Abstract: Resumo: A observação é uma importante ferramenta do pesquisador para a coleta de dados, principalmente quando se estuda o comportamento humano. É a técnica mais frequentemente utilizada no Treinamento de Habilidades Sociais Profissionais, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Planejamento, Gestão e Desenvolvimento de Carreiras em âmbito Regional de uma universidade do interior do Estado de São Paulo. Mediante a observação, são registradas informações do comportamento dos participantes. A filmagem das sessões do treino permite que os comportamentos sejam analisados e registrados de forma detalhada e fidedigna, visto que preserva os dados tais como ocorreram. Para garantir que a observação tenha critérios científicos, é preciso que seja planejada e registrada sistematicamente, seguindo controles de validade e precisão entre os observadores. Assim sendo, neste estudo o objetivo foi desenvolver um protocolo de observação aplicado ao Treino de Habilidades Sociais Profissionais, elaborando e testando as folhas de registro e coleta de dados, tanto durante o treino, como na observação das filmagens das sessões. Foi realizada uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e com objetivos exploratórios acerca do tema. A população em que a observação foi aplicada, foi composta de seis alunos de pós-graduação, sendo uma participante do sexo feminino e cinco do sexo masculino, na faixa etária 23 a 44 anos. A amostra foi constituída das observações presenciais e das filmagens de vídeo realizadas durante o Treino de Habilidades Sociais Profissionais, denominadas cenas. Foram desenvolvidos três modelos de folha de registro que compõem o protocolo de observação proposto. O primeiro deles, específico para a Observação Direta, o segundo, voltado para a Classificação de Assertividade, com índice de concordância entre os observadores de 93% e o terceiro, para o registro dos Componentes verbais, não verbais e paralinguísticos, com índice de concordância de 78%, que deram sustentação à classificação da assertividade realizada na folha de registro anterior. Os índices de concordância acima de 70% caracterizam o protocolo desenvolvido como confiável para o registro dos dados. Acredita-se que esse protocolo de observação traz importantes contribuições ao Treino de Habilidades Sociais Profissionais, pois possibilita o registro de aquisição de comportamentos durante o desenvolvimento do treino. Além disso, é passível de ser adaptado a outras situações, com diferentes populações, e contribuir para o trabalho de pesquisadores e estudantes que necessitem fazer uso da observação em seus estudos. Espera-se também que desperte o interesse por novas pesquisas voltadas ao estudo das técnicas de observação e do Treino de Habilidades Sociais Profissionais.
Abstract: Observation is an important tool of the researcher for data collection, especially when studying human behavior. It is the most frequently used technique in Professional Social Skills Training, developed by the Group of Research in Planning, Management and Development of Careers in the Regional scope of a university of the interior of the State of São Paulo. Through observation, information is recorded on participants' behavior. Filming training sessions allows behaviors to be analyzed and recorded in a detailed and reliable manner, as it preserves the data as it occurred. To ensure that the observation has scientific criteria, it must be planned and recorded systematically, following controls of validity and accuracy among observers. Thus, in this study the objective was to develop an observation protocol applied to the Professional Social Skills Training, elaborating and testing the record sheets and data collection, both during training and in the observation of the sessions' filming. A field research was carried out, with a qualitative approach and exploratory objectives about the theme. The population in which the observation was applied was composed of six postgraduate students, one female participant and five male participants, between the ages of 23 and 44 years. The sample consisted of face-to-face observations and video footage taken during the Professional Social Skills Training, called scenes. Three models of record sheet were developed that make up the proposed observation protocol. The first one, specific to the Direct Observation, the second, aimed at the Assertive Classification, with a concordance index between the observers of 93% and the third, for the registration of verbal, nonverbal and paralinguistic components, with a concordance index of 78%, which supported the assertive classification made on the previous record sheet. The agreement indexes above 70% characterize the protocol developed as reliable for data recording. It is believed that this observation protocol brings important contributions to the Professional Social Skills Training, since it enables the recording of behavior acquisition during the development of the training. In addition, it can be adapted to other situations, with different populations, and contribute to the work of researchers and students who need to make use of the observation in their studies. It is also expected to arouse interest in new research aimed at the study of observation techniques and the Professional Social Skills Training.
Keywords: Gestão
Desenvolvimento regional
Observação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1032
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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