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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Competências Necessárias para Atuação em Organizações do Terceiro Setor : um estudo de caso
Other Titles: Skills needed for working in third sector Organizations: a case study
Authors: Rodrigues, Luciano Marcelo de Faria
Abstract: Resumo: O terceiro setor é fundamental como um fenômeno que se expressa a partir de uma nova prática social concebida pelas múltiplas expressões da cidadania, cada vez mais planetária, na sociedade civil. Reúne as atividades privadas não voltadas para a obtenção do lucro e que mesmo fora da atuação estadual, visa o atendimento de necessidades coletivas e/ou públicas da sociedade. O objetivo foi identificar as competências gerais e profissionais desenvolvidas pelos alunos do curso de administração de empresas de uma instituição de ensino superior privada da cidade de São José dos Campos e confrontá-las com as competências necessárias para a gestão de organizações do terceiro setor. Desenvolveu-se um estudo de caso, o qual utilizou para a coleta de dados: análise documental, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. O questionário aplicado foi o mesmo utilizado por Godoy e Antonello (2009) quando analisaram a percepção dos alunos acerca das competências individuais obtidas a partir da Graduação em Administração. O questionário foi aplicado aos alunos do último ano do curso de administração de empresas em uma instituição de ensino superior em São José dos Campos. As entrevistas semiestruturadas tiveram como direcionamento os líderes que atuam na gestão do terceiro setor. Os dados do questionário foram analisados estatisticamente pelo Statistical Package for the Social Sciences, versão 22.0.0.0. Pela análise fatorial foram identificados quatro fatores correspondentes aos seguintes blocos de competências: social, solução de problemas, técnicoprofissional e de comunicação. Tomando os resultados da análise fatorial onde se destacou que o conjunto considerado mais relevante da perspectiva do aluno, refere-se às competências relativas ao caráter social (Fator 1), porque este fator explica cerca de 44,10% da variância total dos dados. Nota-se, no entanto, uma distância entre as competências percebidas pelos alunos no que se refere à demanda do terceiro setor, em relação às instituições que atuam no terceiro setor, fato este validado pela triangulação da coleta de dados. Conclui-se que resultados aqui apresentados podem ser considerados como fonte de dados acerca de um grupo de alunos de administração e de instituições do terceiro setor sobre as competências adquiridas no curso e as demandas do terceiro setor.
Abstract: The third sector is fundamental as a phenomenon which is expressed from a new social practice designed by multiple expressions of citizenship, increasingly global civil society. Brings together private activities aimed at obtaining the profit and that even out of State, aims to meet the collective needs and/or the public society. The objective was to identify the General and professional skills developed by pupils of the course of business of a private Institutions of Higher Education of the city of São José dos Campos and confront them with the necessary skills for the management of third sector organizations. Developed a case study, which utilized for data collection: document analysis, questionnaires and semi-structured interview. The questionnaire applied was the same used by Gandhi and Antonello (2009) when they analyzed the students ' perception about the individual skills obtained from graduation in business administration. The questionnaire was applied to students in the final year of the Business Administration course at an institution of higher learning in São José dos Campos. The semi-structured interviews were targeting the leaders involved in the management of the third sector. The questionnaire data were statistically analyzed by Statistical Package for the Social Sciences, 22.0.0.0 version. The factor analysis were identified four factors corresponding to the following blocks: social skills, troubleshooting, technical and communication. Taking the results of factor analysis where he pointed out that the whole considered more relevant from the perspective of the student, refers to powers relating to social character (factor 1), because this factor explains about of 44.10% of the total variance of the data. Note, however, a gap between the skills perceived by students with regard to the demand of the third sector, in relation to the institutions that act in the third sector, validated by triangulation of data collection. It is concluded that results presented here can be considered as a source of data about a group of students administration and third sector institutions on skills acquired in the course and the demands of the third sector.
Keywords: Administração de empresas
Desenvolvimento de competências
Terceiro setor
Gestor
Desenvolvimento regional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1047
Issue Date: 2017
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