Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1047
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTadeucci, Marilsa de Sá Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Luciano Marcelo de Fariapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-15T18:34:08Z-
dc.date.available2019-08-15T18:34:08Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1047-
dc.descriptionOrientador Profa. Dra. Marilsa de Sá Rodrigues Tadeuccipt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2017.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O terceiro setor é fundamental como um fenômeno que se expressa a partir de uma nova prática social concebida pelas múltiplas expressões da cidadania, cada vez mais planetária, na sociedade civil. Reúne as atividades privadas não voltadas para a obtenção do lucro e que mesmo fora da atuação estadual, visa o atendimento de necessidades coletivas e/ou públicas da sociedade. O objetivo foi identificar as competências gerais e profissionais desenvolvidas pelos alunos do curso de administração de empresas de uma instituição de ensino superior privada da cidade de São José dos Campos e confrontá-las com as competências necessárias para a gestão de organizações do terceiro setor. Desenvolveu-se um estudo de caso, o qual utilizou para a coleta de dados: análise documental, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. O questionário aplicado foi o mesmo utilizado por Godoy e Antonello (2009) quando analisaram a percepção dos alunos acerca das competências individuais obtidas a partir da Graduação em Administração. O questionário foi aplicado aos alunos do último ano do curso de administração de empresas em uma instituição de ensino superior em São José dos Campos. As entrevistas semiestruturadas tiveram como direcionamento os líderes que atuam na gestão do terceiro setor. Os dados do questionário foram analisados estatisticamente pelo Statistical Package for the Social Sciences, versão 22.0.0.0. Pela análise fatorial foram identificados quatro fatores correspondentes aos seguintes blocos de competências: social, solução de problemas, técnicoprofissional e de comunicação. Tomando os resultados da análise fatorial onde se destacou que o conjunto considerado mais relevante da perspectiva do aluno, refere-se às competências relativas ao caráter social (Fator 1), porque este fator explica cerca de 44,10% da variância total dos dados. Nota-se, no entanto, uma distância entre as competências percebidas pelos alunos no que se refere à demanda do terceiro setor, em relação às instituições que atuam no terceiro setor, fato este validado pela triangulação da coleta de dados. Conclui-se que resultados aqui apresentados podem ser considerados como fonte de dados acerca de um grupo de alunos de administração e de instituições do terceiro setor sobre as competências adquiridas no curso e as demandas do terceiro setor.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The third sector is fundamental as a phenomenon which is expressed from a new social practice designed by multiple expressions of citizenship, increasingly global civil society. Brings together private activities aimed at obtaining the profit and that even out of State, aims to meet the collective needs and/or the public society. The objective was to identify the General and professional skills developed by pupils of the course of business of a private Institutions of Higher Education of the city of São José dos Campos and confront them with the necessary skills for the management of third sector organizations. Developed a case study, which utilized for data collection: document analysis, questionnaires and semi-structured interview. The questionnaire applied was the same used by Gandhi and Antonello (2009) when they analyzed the students ' perception about the individual skills obtained from graduation in business administration. The questionnaire was applied to students in the final year of the Business Administration course at an institution of higher learning in São José dos Campos. The semi-structured interviews were targeting the leaders involved in the management of the third sector. The questionnaire data were statistically analyzed by Statistical Package for the Social Sciences, 22.0.0.0 version. The factor analysis were identified four factors corresponding to the following blocks: social skills, troubleshooting, technical and communication. Taking the results of factor analysis where he pointed out that the whole considered more relevant from the perspective of the student, refers to powers relating to social character (factor 1), because this factor explains about of 44.10% of the total variance of the data. Note, however, a gap between the skills perceived by students with regard to the demand of the third sector, in relation to the institutions that act in the third sector, validated by triangulation of data collection. It is concluded that results presented here can be considered as a source of data about a group of students administration and third sector institutions on skills acquired in the course and the demands of the third sector.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-15T18:34:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciano Marcelo de Faria Rodrigues.pdf: 5964783 bytes, checksum: a8c8e80a62684768e917cf8ba56c2109 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent140 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_BR
dc.subjectTerceiro setorpt_BR
dc.subjectGestorpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleCompetências Necessárias para Atuação em Organizações do Terceiro Setor : um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeSkills needed for working in third sector Organizations: a case studypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Adriana Leônidas dept_BR
dc.contributor.otherLima, Mário Oliveirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Luciano Marcelo de Faria Rodrigues.pdf5.82 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons