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dc.contributor.advisorAraújo, Elvira Aparecida Simões dept_BR
dc.contributor.authorBueno, Selma de Fátima da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-20T12:50:14Z-
dc.date.available2019-08-20T12:50:14Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1081-
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Elvira Aparecida Simões de Araujopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2017.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A temática do empreendedorismo tem despertado interesse de estudos de diversas áreas do conhecimento, devido à percepção de sua importância para o desenvolvimento econômico. Com isso, o empreendedorismo ganha cada vez mais espaço em diferentes áreas de pesquisa. Disciplinas como Psicologia, Administração, Economia e Sociologia buscam compreender o processo empreendedor, e essa compreensão é o primeiro passo para a formulação de políticas de incentivo ao empreendedorismo. Ao abordar esse fenômeno complexo, este estudo destaca o aspecto da mentalidade empreendedora, por considerá-la uma pré-condição para a criação de novos empreendimentos que favoreçam o desenvolvimento econômico e social. A mentalidade empreendedora corresponde à capacidade de um indivíduo ou grupo de perceber oportunidades para empreender. O grau de mentalidade empreendedora corresponde à percepção da população a respeito do empreendedorismo, permitindo analisar o grau de disposição da população em relação a temática e seu potencial para empreender. Assim, a mentalidade empreendedora propicia um ambiente fértil para o desenvolvimento de atividades empreendedoras. Esta pesquisa trata sobre mentalidade empreendedora no município de Pimenta Bueno/RO. O objetivo foi identificar o grau de mentalidade empreendedora em universitários do município de Pimenta Bueno/RO. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza quantitativa e descritiva, numa amostra de 201 universitários de uma IES, cursando Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Pedagogia e Psicologia. O instrumento aplicado para identificar o grau de mentalidade empreendedora foi um questionário baseado no questionário GEM, contendo itens que levantam informações a respeito de dados sociodemográficos, mentalidade empreendedora e fatores condicionantes da mentalidade empreendedora. Os resultados obtidos, tais como fatores sociodemográficos favoráveis (idade; grau de escolaridade; religiosidade; apoio de familiares e amigos; oportunidade como principal motivação para empreender e intenção de empreender) e a percepção positiva de fatores condicionantes do empreendedorismo convergem para conclusões que sugerem um alto grau de mentalidade empreendedora na amostra analisada. Esses resultados oferecem indicativos para direcionar programas para a aprendizagem e desenvolvimento de ações empreendedoras que possam impactar a formação de profissionais qualificados para iniciar o próprio negócio e lhes fornecerem instrumentos informacionais e cognitivos para sua inserção profissional e participação ativa no desenvolvimento de suas regiões. Esses direcionamentos são indicados considerando o alto grau de mentalidade empreendedora da amostra estudada e são entendidos como complemento na formação de futuros profissionais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The theme of entrepreneurship has attracted interest from studies in several areas of knowledge. Due to the perception of its importance for economic development and business activity, it has been another source of wealth, development and generating employments. Therefore, entrepreneurship gains more and more space in different areas of research. Disciplines such as Psychology, Administration, Economics and Sociology seek to understand the entrepreneurship process, and this comprehension is the first step in formulating policies to encourage entrepreneurialism. Studying this perplexing phenomenon, the research points out the entrepreneurial mentality as a precondition to make new entrepreneurism to benefit economic and social development. The entrepreneur mindset corresponds to the ability of an individual or group to perceive opportunities and undertake them. The degree of entrepreneurial mentality corresponds the perception of the population regarding entrepreneurship, allowing analyzing the degree of willingness of the population in relation to the theme and its potential to undertake it. Thus, the entrepreneurial mentality insights the fruitful environment of entrepreneurial activities. This research deals with entrepreneurial mentality in the municipal area of Pimenta Bueno/RO. The objective of this research is to analyze the degree of entrepreneurial mentality in university students of the municipal area of Pimenta Bueno/RO. In order to do so, a quantitative and descriptive research was developed in 201 university students of an Institute of Higher Education, studying Administration, Accounting, Nursing, Pedagogy and Psychology. The instrument to measure the degree of entrepreneurial mentality was a questionnaire based on the questionnaire GEM (Management, Entrepreneurship and Marketing) which seeks information on the sociodemographic data, entrepreneur mentality and conditioning factors of entrepreneur mentality. The results obtained, such as the favorable sociodemographic factors (age, schooling, religion, family support and friends; opportunity as the main motivation for entrepreneur and the intention to undertake) the positive perception of positive conditioning factors converge to concludes of a high level of entrepreneurial mentality. The results converge that there is a high indicative to direct programs for learning and development of entrepreneurship actions that may impact the formation of qualified professionals to enterprise their own business and give information and cognitive to professional insertion and an active participation on their regional development. These directions are indicated whereas the high-level mentality of entrepreneurship of the ones studied and are understood as a complement on formation of future professionals.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-20T12:50:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SELMA DE FATIMA DA SILVA BUENO.pdf: 636751 bytes, checksum: d36a1dd2a8405a9f8bba94a5f6a8fc97 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent68 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectMentalidadept_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleMentalidade empreendedora : um estudo com universitários da cidade de Pimenta Bueno/ROpt_BR
dc.title.alternativeEntrepreneurial mentality: a study with university students from the city of Pimenta Bueno/ROpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherRodrigues, Marilsa de Sápt_BR
dc.contributor.otherSousa, Valter João dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
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