Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1103
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTadeucci, Marilsa de Sá Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorCunha, Juliene Rezendept_BR
dc.date.accessioned2019-08-16T14:17:44Z-
dc.date.available2019-08-16T14:17:44Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1103-
dc.descriptionOrientador Profa. Dra. Marilsa de Sá Rodriguespt_BR
dc.descriptionResumo: A Contabilidade é uma área da ciência que produz, por meio de metodologia específica, informações históricas referentes ao patrimônio das pessoas físicas e jurídicas com a finalidade de prover informações úteis aos investidores e demais usuários. É de grande relevância para os negócios na medida em que contribui significativamente para a gestão e, por consequência, para a sociedade nas questões relacionadas ao desenvolvimento econômico. Torna-se importante conhecer como ocorre o processo de formação dos profissionais que atuam nessa área e refletir sobre o modelo atual. Esse é o objetivo do presente estudo, que verifica a correspondência entre as competências e habilidades definidas pelo Ministério da Educação e Cultura e as propostas do projeto pedagógico dos cursos de Ciências Contábeis das fundações municipais do estado de Goiás, comparando-as com as percepções dos alunos. O trabalho foi realizado por meio de estudo de caso, em duas etapas. A primeira documental, quando foram pesquisadas as características de cada instituição e sua proposta pedagógica de formação do profissional, e a segunda referente à pesquisa de campo, utilizando como instrumentos a entrevista e o questionário para coletar a opinião dos estudantes em relação às competências adquiridas durante a graduação em Ciências Contábeis. Os resultados obtidos evidenciam que os alunos demonstram forte concordância quanto à formação das competências técnicas e comportamentais, a relação da Ciência Contábil com outras áreas, e aponta a necessidade de adoção de novas práticas de ensino nos cursos de Ciências Contábeis, além da valorização do estágio durante a formação profissional, o que torna indispensável às IES a revisão de seus Projetos Pedagógicos e sua metodologia de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.descriptionAbstract: Accounting is an area of science that produces, through a specific methodology, historical information relating to the assets of individuals and companies in order to provide useful information to many users, thus being of great importance for business in that it contributes significantly to the management and consequently society on issues related to economic development. Becomes important to know how the process of training of health professionals in this area and reflect on the current model, so this paper proposes to verify the correspondence between the competencies and skills defined by the Ministry of Education and Culture and proposed the pedagogical project of science courses occurs accounting of municipal foundations of the state of Goiás, comparing them with the perceptions of students. The study was conducted by means of a case study, in two stages, the first documentary when it was investigated the characteristics of each institution and its pedagogical training proposal professional profile, the second was the field research, using as instruments and interview questionnaire to gather the opinions of students regarding the skills acquired during undergraduate studies in Accounting. The results obtained in this research show that students demonstrate strong agreement regarding the training of technical and behavioral skills, the relationship of Accounting Science with other areas, and point to the need to adopt new teaching practices in courses of accounting and the valuation of stage during vocational training, imposing the need for IES to review their pedagogical projects and methodologies of teaching and learning.pt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2014.pt_BR
dc.description.abstractResumo:pt_BR
dc.description.abstractAbstract:pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-16T14:17:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliene Rezende Cunha_seg.pdf: 708084 bytes, checksum: cf695a985d654880afabc5701ea8e909 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.format.extent93 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleCompetências na formação em ciências contábeis e suas implicações no desenvolvimento regionalpt_BR
dc.title.alternativeCompetence training in accounting in science and its implications on regional developmentpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Edson Aparecida de Araújo Queridopt_BR
dc.contributor.otherLopes, Eloisa de Mourapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Planejamento e Desenvolvimento Regional - PPGA/MPDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Juliene Rezende Cunha_seg.pdf691.49 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons