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dc.contributor.advisorSilva, José Luís Gomes dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Valdemir Aparecido dapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-19T18:00:58Z-
dc.date.available2019-08-19T18:00:58Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1132-
dc.descriptionOrientador Prof. Dr. José Luis Gomes da Silvapt_BR
dc.descriptionCoorientador Fábio Riccipt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2016pt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa dissertação tem como objetivo apresentar a evolução espacial na região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte - RM Vale/SP, com suas consequências em razão de suas proximidades e ou distâncias da malha de transporte de superfície existente, historiando os três modais: ferroviário, hidroviário e rodoviário; narrando suas participações no processo de crescimento da RM Vale/SP e como resultado o mapeamento do cenário de disparidades no seu crescimento associados aos diversos fenômenos da Teoria de Economia Espacial convergentes com o papel da atual malha de transporte de superfície. O método de pesquisa utilizado é o exploratório e documental, tendo com base de dados os indicadores econômicos obtidos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, em razão da criação da RM Vale/SP ser recente (janeiro de 2012) e , portanto, não haver resultados nesta configuração. Os resultados serão apresentados na configuração de microregiões administrativas da microregião do Vale do Paraíba, conforme estrutura utilizada pelo IBGE. Conclui-se ser possível afirmar que há vantagem das cidades próximas da Malha de Transporte de Superfície, porém é essencial associar essa vantagem aos diferentes fenômenos da Teoria de Economia Espacial e ainda às intervenções do Estado e com relação à agregação de valor econômico para o desenvolvimento, não é possivel afirmar, pois há diversos tipos de valor econômico agregados, conforme características de cada sub-região que podem promover o crescimento e desenvolvimento não dependendo diretamente de Malha de Transporte de Superfície.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This essay has as objective presenting the spatial development in the Metropolitan region of Paraiba Valley and the North Coast – RM Vale/SP, with their consequences, because of its vicinity and or distances the existing surface transport netting, by telling the three modes: rail, road and waterway; in order to narrate their participation in the growth process of RM Vale/SP and as resulting the mapping of the scenario of disparities in growth associated with several phenomena of convergent Theory of Space Economy to the role of the current surface transport netting. The research method used is the exploratory and documentary based on economic indicator database obtained from the Brazilian Institute of Geography and Statistics-IBGE, in reason of the creation of the RM Vale/SP be recently created (January 2012) and, therefore, there are no results in this configuration. The results will be presented in the Paraiba Valley administrative micro regions, as structure used by the IBGE. It is accomplished to be possible saying that there is an advantage of the nearby towns of Surface Transport Means, but it is essential to associate this advantage to the different phenomena of the Theory of Space Economy and the interventions of the State and with regard by adding value to economic development, it is not possible to say, hence there are several kinds of aggregated economic value, as features of each sub region that can promote the growth and development not to be depended directly on Surface Transport Means.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-19T18:00:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valdemir Aparecido da Silva_seg.pdf: 22875447 bytes, checksum: dda680dc23e5169f7be09a07b2cfd29a (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.format.extent95 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectPlanejamento regionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectMalha ferroviária brasileirapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleA influência da malha de trasporte de superfície na evolução da economia espacial na região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Nortept_BR
dc.title.alternativeThe influence of surface transport mesh in development of spatial economy in the metropolitan region of Paraíba Valley and North Coastpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherRicci, Fábiopt_BR
dc.contributor.otherSantos, Moacir José dospt_BR
dc.contributor.otherMelo, Francisco Cristóvão Lourenço dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Planejamento e Desenvolvimento Regional - PPGA/MPDR

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