Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1150
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Relações entre o ensino superior e o desenvolvimento : uma análise de caso da Universidade de Taubaté
Other Titles: Relations between higher education and development: An analysis of the case of the University of Taubaté
Authors: Asen, Solange Camilo
Abstract: Resumo: Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso, sobre o ensino superior ofertado pela Universidade de Taubaté e oportunidades de desenvolvimento para a Região Metropolitana do Vale do Paraíba Paulista. Na primeira etapa do estudo analisou-se as características regionais e as teorias do desenvolvimento econômico e social, e a necessidade da inclusão da educação no planejamento governamental para a formação do capital humano necessário para alavancar o progresso da região. Nesse sentido, o estudo de caso procurou verfificar a partir da pesquisa em documentos da instituição, as avaliações institucionais, a existência de condições estruturais da educação superior para ofertar oportunidades de formação do capital humano qualificado. A inserção do capital humano formado e em formação na Universidade de Taubaté, como fruto das oportunidades criadas pela instituição, como a disponibilização de bolsas de estudo, e as ações que se somam para o aprimoramento acadêmico e profissional que contribuem para o desenvolvimento regional. E partir das ações institucionais levantadas, observou-se que a Instituição se organizou estrategicamente para contribuir com o desenvolvimento através da oferta de cursos de diferentes áreas e níveis e de bolsas de estudo que estimulam o aprimoramento. Os dados mostraram que existem inúmeras estratégias da instituição para estimular e promover o desenvolvimento acadêmico dos estudantes que buscam a ampliação do seu capital humano. Nas diversas áreas do conhecimento, a UNITAU procura ofertar cursos e suportes para a formação profissional, no entanto, não há prioridade para atender o polo tecnológico, pois os cursos mais ofertados atendem as áreas de biológicas e humanidades. Os dados levantados mostraram que vem se elevando a procura pelos cursos de biológicas, principalmente. Nesse sentido, observou-se que as estratégias propostas pela instituição estão de acordo com as teorias do desenvolvimento, que afirmam a necessidade de uma expressiva participação das instituições de ensino superior para alavancar o desenvolvimento local e regional.
Abstract: This assignment aims to conduct a case study on higher education offered by the University of Taubaté and development opportunities for the Metropolitan Region of Vale do Paraíba Paulista. It was analyzed in the first part of the study the regional characteristics and theories of economic and social development, the need to include education in the government planning for the formation of human capital necessary to leverage the region's progress. In this way, the case study verified from the research in the institution's documents, the institutional evaluations, the existence of structural conditions of higher education to offer graduation opportunities to qualified human capital. The insertion of the graduated human capital and the one graduating at the University of Taubate, as a result of opportunities created by the institution, such as providing scholarships, and the actions that add up to the academic and professional development which contribute to regional development. And from institutional actions raised, it was observed that the institution was strategically organized to contribute to development by offering courses from different areas and levels and scholarships which stimulate improvement. The data showed that there are numerous strategies of the institution to stimulate and promote the academic development of students seeking improvement and expansion of its human capital. In many areas of knowledge, UNITAU offer courses and supports for vocational formation, therefore there is no priority to attend the technological pole, that’s because the most offered courses are the biological and human areas. The data shows that the demand for courses in biological area is risen. The data collected showed that this method has raised mainly the demand for biological courses. It was observed that the strategies proposed by the institution are consistent with theories of development, affirming the need for meaningful participation by higher education institutions to leverage local and regional development.
Keywords: Planejamento
Desenvolvimento regional
Ensino superior
Qualificação profissional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1150
Issue Date: 2015
Appears in Collections:Dissertações - Planejamento e Desenvolvimento Regional - PPGA/MPDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
SOLANGE CAMILO ASEN_seg.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons