Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1156
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A vantagem competitiva como instrumento para conquista da liderança do mercado das escolas técnicas de 2º grau na região do Vale do Paraíba : um estudo de caso
Other Titles: The competitive advantage as a conquest instrument of market leardership in a technical secondary school in the Paraíba Valley region: a case study
Authors: Manfredini, Célio João
Abstract: Resumo: No momento atual, frente às turbulências geradas pelas mudanças de toda ordem imaginável, nos mais variados campos do conhecimento, quer seja tecnológico, econômico, cultural, social ou político, não há organização que sobreviva sem mudanças. A competição no setor educacional intensificou-se de maneira brusca e irreversível ao longo da última década, provocando transformações em diversas categorias essenciais ao desenvolvimento e sustentação de paradigmas gerenciais às instituições de ensino. A escola viveu até então em um ambiente protegio, no qual prevaleciam as posições de dominação, baixa competitividade e concorrência, o que levou muitas instituições a permanecerem em uma zona de conforto. A escola consolidou sua competência na visão pedagógica, porém esquece de uma outra vertente tão importante quanto a primeira - a visão estratégica. O presente trabalho apresenta uma abordagem desta vertente esquecida por uma gama significativa de escolas e traz um referencial para discutir a formação da estratégia no campo da educação. Caracteriza quais foram os fatores que permitem uma escola manter uma vantagem competitiva no mercado, no segmento das escolas técnicas de 2º grau, simultâneo ao ensino médio. As recomendações delineadas ao longo deste estudo de caso pretendem ser um convite a reflexão da problemática administrativa, enfrentada pelas instituições educacionais. O intuito principal da abordagem é o uso da vantagem competitive como estratégia no setor educacional, na busca da liderança de mercado.
Abstract: Currently, no organization, including educational organization, can remain unchanged, face to the turbulances, generated by movements of all imaginable order in all areas of knowledge: technological, economic, social and political. This change process was specially intensified in the las decade, in a sudden and irrevesible way, provoking deep transformation in several essential institution, among them educational organization, concerning the development and maintenance of management paradigms. The educational intitution, until now, has been living in a protected environment, in which low competitiveness and market domination prevalied, what lead these institution to a confort zone. If, on side the pedagogical vision is what leads an educational institution to a dominant position, on the other side the strategical vision is no less important than the before mentioned vision. This Master dissertation brings a panomamic vision of the strategic planning of a significant sample of secondary technical school and a referencial to argue some strategic planning aspects. It also discusses the aspects which allows technical secondary schools to keep competitive advantages in comparison to ordinary secondary school. The recommendation outlined in this dissertation should be an invitation to reflect about administrative aspects of educational institutions. The intention of this work is to teach these institution to make use of the strategic planning to keep competitive advantage in the search for the market leadership.
Keywords: Vantagem competitiva
Gestão escolar
Estudos financeiros e negócios
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1156
Issue Date: 2005
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Celio Joao Manfredini.pdf643.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.