Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1156
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKrom, Valdevinopt_BR
dc.contributor.authorManfredini, Célio Joãopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-07T17:47:44Z-
dc.date.available2021-10-07T17:47:44Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1156-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Valdevino Krompt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2005.pt_BR
dc.description.abstractResumo: No momento atual, frente às turbulências geradas pelas mudanças de toda ordem imaginável, nos mais variados campos do conhecimento, quer seja tecnológico, econômico, cultural, social ou político, não há organização que sobreviva sem mudanças. A competição no setor educacional intensificou-se de maneira brusca e irreversível ao longo da última década, provocando transformações em diversas categorias essenciais ao desenvolvimento e sustentação de paradigmas gerenciais às instituições de ensino. A escola viveu até então em um ambiente protegio, no qual prevaleciam as posições de dominação, baixa competitividade e concorrência, o que levou muitas instituições a permanecerem em uma zona de conforto. A escola consolidou sua competência na visão pedagógica, porém esquece de uma outra vertente tão importante quanto a primeira - a visão estratégica. O presente trabalho apresenta uma abordagem desta vertente esquecida por uma gama significativa de escolas e traz um referencial para discutir a formação da estratégia no campo da educação. Caracteriza quais foram os fatores que permitem uma escola manter uma vantagem competitiva no mercado, no segmento das escolas técnicas de 2º grau, simultâneo ao ensino médio. As recomendações delineadas ao longo deste estudo de caso pretendem ser um convite a reflexão da problemática administrativa, enfrentada pelas instituições educacionais. O intuito principal da abordagem é o uso da vantagem competitive como estratégia no setor educacional, na busca da liderança de mercado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Currently, no organization, including educational organization, can remain unchanged, face to the turbulances, generated by movements of all imaginable order in all areas of knowledge: technological, economic, social and political. This change process was specially intensified in the las decade, in a sudden and irrevesible way, provoking deep transformation in several essential institution, among them educational organization, concerning the development and maintenance of management paradigms. The educational intitution, until now, has been living in a protected environment, in which low competitiveness and market domination prevalied, what lead these institution to a confort zone. If, on side the pedagogical vision is what leads an educational institution to a dominant position, on the other side the strategical vision is no less important than the before mentioned vision. This Master dissertation brings a panomamic vision of the strategic planning of a significant sample of secondary technical school and a referencial to argue some strategic planning aspects. It also discusses the aspects which allows technical secondary schools to keep competitive advantages in comparison to ordinary secondary school. The recommendation outlined in this dissertation should be an invitation to reflect about administrative aspects of educational institutions. The intention of this work is to teach these institution to make use of the strategic planning to keep competitive advantage in the search for the market leadership.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-07T17:47:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Celio Joao Manfredini.pdf: 659365 bytes, checksum: b44bcd1b93d910c768cf0dfb0f1bfe07 (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.format.extent1 recurso online (109 f.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEstudos financeiros e negóciospt_BR
dc.titleA vantagem competitiva como instrumento para conquista da liderança do mercado das escolas técnicas de 2º grau na região do Vale do Paraíba : um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeThe competitive advantage as a conquest instrument of market leardership in a technical secondary school in the Paraíba Valley region: a case studypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Edson Aparecida de Araújo Queridopt_BR
dc.contributor.otherSouza, Antônio Carlos dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Celio Joao Manfredini.pdf643.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.