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dc.contributor.advisorLourenção, Paulo Tadeu de Mellopt_BR
dc.contributor.advisorMolina, Vera Lúcia Ignácio, 1946-pt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Marcus Andradept_BR
dc.date.accessioned2019-08-26T18:43:18Z-
dc.date.available2019-08-26T18:43:18Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1164-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Paulo Tadeu de Mello Lourençãopt_BR
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Vera Lucia Ignácio Molinapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2005.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A Aprendizagem Organizacional é um tema que vem ganhando espaço, tanto no campo acadêmico quanto organizacional, em todo mundo, desde o final da década de 80. A capacidade de gerenciar pessoas para geração de inovações adquire abordagem estratégica e passa a ser diferencial competitivo. Este fato leva a área de Recursos Humanos a apoiar o negócio empresarial, pelo uso de metodologia por competências. O objetivo deste trabalho é identificar e descrever, a partir de modelo de referência de gestão de pessoas, as estratégias que apóiem a aprendizagem organizacional, com foco no setor petroquímico nacional. Está centrado em pesquisa qualitativa, adotando como procedimento o estudo de um caso, dirigido a uma indústria de base tecnológica, cujos resultados resumem-se na adoçãode filosofia de planejamento do negócio baseada em objetivos, favorecendo o alinhamento das pessoas às estratégias da empresa. O alinhamento dos processos de contratação e capacitação das pessoas às necessidades de inovação se deve ao mecanismo integrador de competências de inovação e trabalho em equipe. O processo de inovação enfoca o lançamento de mais de um produto ou serviço no mercado e novas formas de organização. A aprendizagem organizacional ocorre pelo ciclo da gestão da aprendizagem, que se dá pela prática, pela busca e pelos avanços da ciência. O estudo concluiu pela necessidade das empresas adotarem modelo de gestão de pessoas por competências, como meio de ligação das políticas de gestão de RH às estratégias empresariais bem como da conjunção das potencialidades humanas aos objetivos corporativos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract:The Organizational Learning is a subject that comes gaining more space, as much in organizational and academic fields, in the whole world, since the end of the decade of the 80's. The capacity of managing people to generate innovations becomes a strategic issue leading to competitive advantage. This fact allows the area of Human Resources to support the enterprise business, by means of a methodology based on competences. The objective of this work is to identify and to describe, from the analysis of a reference model of people management, the strategies that support the organizational learning, having as focus the national petrochemical sector. It is centered in a qualitative research, adopting as procedure the case study, directed to a technology based industry, whose results show the evidence of the adoption of the philosophy of business planning based on objectives, favoring the alignment of the people to the strategies of the company. The alignment of hiring and development processes to the innovation needs is linked to an integrator mechanism of abilities of innovation and work in team. The innovation process emphasizes the launching of new products and services in the market, and the implementation of new organizational structures. The organizational learning happens through the management of the learning cycle, by means of "learning by doing, learning by searching and learning by exploring". The study shows the necessity of the companies to adopt new models of management of people, based on competences, as way of integration of the policies of management of Human Resources to the enterprise strategies and of the conjunction of the potentialities of human beings to the corporative objectives.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-26T18:43:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCUS ANDRADE MOREIRA.pdf: 1000095 bytes, checksum: d9efb7b37d9a9287c580c614050f36b5 (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.format.extent1 recurso online (107 f.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.isreferencedbyMOREIRA, Marcus Andrade. Inovando por meio das pessoas: a relação entre a aprendizagem organizacional e as inovações tecnológicas. 2005. 98 f. Dissertação – Departamento de Economia, Contabilidade e Administração da Universidade de Taubaté, Taubaté.pt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectInovação tecnológicapt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectOrganizações aprendentespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleInovando por meio das pessoas : a relação entre a aprendizagem organizacional e as inovações tecnológicaspt_BR
dc.title.alternativeInnovating through people: the relationship between learning organization and technological innovation.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherDutra, Joel Souzapt_BR
dc.contributor.otherChamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
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