Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1173
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarros, José Glenio Medeiros dept_BR
dc.contributor.authorCosta, Alex Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-27T18:17:59Z-
dc.date.available2019-08-27T18:17:59Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1173-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. José Glenio Medeirospt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2005.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação tem como objetivo fornecer, por meio de indicadores, resultados, passíveis de análise, para estabelecer a qualidade do produto final de uma empresa automobilística a partir da identificação dos problemas gerados pelos fornecedores de componentes desta empresa. Tal sistemática visa fornecer dados qualitativos e quantitativos e, como conseqüência, a medição do nível de gravidade e incidência dos problemas ocasionados pelos fornecedores durante a montagem de motores. Este acompanhamento objetivou demonstrar a fonte geradora dos problemas de qualidade e a gestão dos resultados junto a cada fornecedor. Para isto, foi utilizado o método de acompanhamento de resultados por meio de indicadores de desempenho baseado no processo de fabricação e diretamente relacionados a performance dos fornecedores dentro da empresa. Observou-se que a metodologia aplicada baseada no ciclo de melhoria contínua do PDCA foi de fácil compreensão dentro do processo fabril facilitando a ação dos diferentes níveis hierárquicos da empresa, levando a equipe de trabalho a tomar decisões adequadas diante dos problemas de qualidade da fábrica. Os resultados alcançados ao longo deste trabalho demonstraram uma melhoria geral nos índices de qualidade dos fornecedores, indo ao encontro das diretrizes estabelecidas no plano de negócios da empresa. Pôde-se concluir então que o método utilizado foi de grande aplicabilidade em função da sua simplicidade e fácil compreensão gerando melhorias do produto final e reduzindo os problemas de qualidade dos fornecedores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present thesis has as objective search, by means of pointers, the results, citizen for analysis, to etablish the final product in an automobile company from the identification of the problems generated by the components suppliers in this company. Such systematic aim at supply quantitative and qualitative's datas and , as consequence, the measurement of the gravity level and incidence of problems caused by suppliers during the engine's assembly. This following aim at demonstrate the generating source of quality's problems and management of the results to each supplier. For this, it was used the method of accompaniment of results through pointers of performance based on the manufacture process and directly related the performance of the suppliers inside the company. It was observed that the applied methodology is based in the cycle of continuous improvement of the PDCA was easy to understanding inside of the manufacter process facilitating the action of the different hierarchic levels in the company and leading work team to take acurate decisions adequates the quality's problems int the plant. The results reached to long of this work it demonstrated an improvement generality in the levels of supplier's quality, going of meeting with the lines of direction established in the company's business plan. We can conclude that the method used has a great applicability, in function of its simplicity and easy understanding generating improvements of the end item and reducing the problems of quality of the suppliers.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-27T18:17:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alex Fernando Costa.pdf: 1460442 bytes, checksum: 0ce5813330a90cdc448c5089cbe5201b (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.format.extent1 recurso online (108 f.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.isreferencedbyCitação/referência: COSTA, ALEX F. Processo de Gestão da Qualidade de Fornecedores. 2005. 107f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional) - Departamento de Economia, Contabilidade e Administração da Universidade de Taubaté.pt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectQualidade de fornecedorespt_BR
dc.subjectCiclo PDCApt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectIndicadores de qualidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleProcesso de gestão da qualidade de fornecedorespt_BR
dc.title.alternativeManagement process of quality supplierspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Alex Fernando Costa.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons