Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1174
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Responsabilidade social : atuação das grandes empresas do Vale do Paraíba
Other Titles: Corporate social resposibility: acting of big companies at Vale do Paraíba Region
Authors: Galuchi, Cláudio Nascimento Dias
Abstract: Resumo: A acumulação de riquezas nas mãos de poucas pessoas ou empresas é ainda um dos principais problemas a serem resolvidos mundialmente. Como um efeito na economia global, o aumento do poder das empresas multinacionais faz com que o desenvolvimento econômico de certas regiões dependa dos seus interesses. As empresas têm, portanto, um papel importante a desempenhar: colocar em prática o conceito de desenvolvimento sustentável em suas operações. Devido as crescentes demandas sociais em nível global, as empresas são chamadas a assumir seu papel perante a sociedade. O Vale do Paraíba é historicamente uma das principais regiões econômicas do Estado de São Paulo, destacando-se atualmente por ser um Pólo Regional de Alta Tecnologia, que concentra grandes empresas multinacionais. Este estudo analisou a responsabilidade social empresarial das grandes empresas do Vale do Paraíba através da opinião dos gestores sobre o tema e das principais atividades desenvolvidas regionalmente. Adicionalmente fez-se uma análise da atuação social das empresas da região levando em consideração os modelos teóricos desenvolvidos sobre o tema ao longo do tempo. A abordagem envolveu fatores como a motivação das empresas para investir socialmente, o que é considerado pela empresa quando da implantação de um programa ou campanha social e as atividades desenvolvidas na região, bem como as áreas de atuação que recebem maior ênfase. Usando um questionário mapeou-se a atuação quanto à Responsabilidade Social Empresarial de forma quantitativa. Depois disso, os gestores de duas empresas que já publicaram balanço social ou documento equivalente foram entrevistados a fim de permitir o aprofundamento do conhecimento a respeito. Pôde-se verificar que as grandes empresas da Região do Vale do Paraíba tendem a priorizar seus investimentos no público infanto-juvenil e concentrar seus programas nas áreas de educação e capacitação profissional. Percebeu-se que a maior motivação para tais investimentos vem do fato das empresas precisarem proteger suas marcas e valorizá-las a partir do bom relacionamento principalmente com funcionários e comunidade.
Abstract: wealthy accumulation with few people and organizations is still a problem to be solved in a global perspective. As an effect in a global economy, the increase of worldwide companies makes the development of certain regions dependent of their interests. The worldwide companies have an important role to play: put in place the sustainable development in their operations. Due toa global crescent number of social demands, the companies are called to assume its role front of society. Historically, Vale do Paraíba Region is one of the most important economic regions of São Paulo State, highlighted for its concentration of High Technology Worldwide Companies located there. This study analyzed the Corporate Social Responsibility of big companies located at Vale do Paraíba Region through manager's opinion about it and the main activities developed locally. In addition an analysis has been made about companies ? region social performance taking into consideration the academic models developed for many year. The approach evolved many factors like companies' motivation to act socially, needs of region taken into consideration and preferable segments to invest socially. By using a questionnaire, Corporate Social Responsibility actuation has been mapped in a quantitative way. After that, the managers of two companies who had already reported Social Balance or equivalent document were interviewed in order to deep the knowledge about it. It has been possible to verify that Worldwide Companies located in Vale do Paraíba Region trends to focus their investments in children and teenagers publics and concentrate their social programs in educational and professional qualification areas. It has been noticed that the biggest motivation for these investments comes from the need of brand protection and valorization by having good relationship mainly with employees and community.
Keywords: Ação social
Programas sociais
Responsabilidade social
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1174
Issue Date: 2005
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Claudio Nascimento Dias Galuchi.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons