Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1235
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Vilma da Silvapt_BR
dc.contributor.authorEstevam Junior, Aldopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-30T18:56:40Z-
dc.date.available2019-08-30T18:56:40Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1235-
dc.descriptionOrientador: Prof. Mª. Vilma da Silva Santospt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) – Universidade de Taubaté, Departamento de Pesquisa e Pós-graduação, Taubaté, 2017.pt_BR
dc.description.abstractResumo: No atual mercado globalizado e competitivo, para que uma empresa possa sobreviver é indispensável saber comunicar-se de modo estratégico com seu público de interesse. As empresas bem-sucedidas, entendendo essa necessidade, buscam uma comunicação mais assertiva e isso demanda que a comunicação não seja apenas direcionada ao público externo, aos clientes finais, mas também ao público interno, aos colaboradores. O ato ou efeito de comunicar-se, apesar de elementar, continua sendo um dos principais causadores de problemas nas empresas e uma falha de comunicação pode pôr um projeto inteiro a perder. Esse trabalho teve como objetivo estudar a atuação da comunicação como ferramenta de gestão de equipes, visando atingir os resultados planejados pela empresa. O estudo apoiou-se em pesquisa bibliográfica exploratória sobre a gestão da comunicação e sua influência em uma organização. Realizou-se, também, um estudo de caso documental na Volkswagen unidade de Taubaté (SP). Conclui-se que a comunicação é uma das competências comportamentais mais exigidas dos gestores, que devem ter a capacidade de relacionar-se e comunicar-se de maneira eficiente com os mais diferentes tipos de pessoas. Isso envolve a habilidade de discursar e explicar, literalmente, pois tudo que não for bem explicado, delimitado e compreendido por todos pode não ter um resultado eficiente e estará suscetível a falhas durante a sua execução, com chance de comprometer fatalmente o resultado final e o relacionamento com o cliente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In today's globalized and competitive market, for a company to survive, it is essential to be able to communicate strategically with its target audience. Successful companies, understanding this need, seek a more assertive communication and this demands that the communication is not only directed to the external public, to the final clients, but also to the internal public, to the collaborators. The act or effect of communicating, albeit elementary, remains one of the main causes of problems in companies and a communication failure can put a whole project to lose. In this work the communication performance as a team management tool was studied in order to achieve the results planned by the company. The study was based on exploratory bibliographic research on the management of communication and its influence on an organization. A documentary case study was also carried out at the Volkswagen unit of Taubaté (SP). It is concluded that communication is one of the most required behavioral competencies of managers, who must be able to relate and communicate efficiently with the most different types of people. This involves the ability to speak and explain, literally, anything that is not well explained, delimited and understood by all may not have an efficient result and be susceptible to failures during its execution, with a chance of fatally compromising the final result and relationship with the customer.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-30T18:56:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALDO ESTEVAM JUNIOR.pdf: 623905 bytes, checksum: ea0d14bdabffe594ec0a2f98bd60ce01 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (41 f.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Pesquisa e Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectGestorespt_BR
dc.titleA comunicação como ferramenta eficaz na gestão de equipept_BR
dc.typeMonografia (Especialização)pt_BR
dc.contributor.otherCoelho, Francisco de Assispt_BR
dc.contributor.otherCampos, Rose Lima de Moraispt_BR
dc.contributor.otherSantiago, Marlene Ferreirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Gestão e Negóciospt_BR
Appears in Collections:Gerência de Projetos - MBA

Files in This Item:
File SizeFormat 
ALDO ESTEVAM JUNIOR.pdf609.28 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons