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dc.contributor.advisorCarniello, Mônica Franchipt_BR
dc.contributor.authorLara, Julio Cezar dept_BR
dc.date.accessioned2019-09-03T12:01:55Z-
dc.date.available2019-09-03T12:01:55Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1259-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Monica Franchi Carniellopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2018.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa se propôs a evidenciar e discutir os aspectos da gestão democrática participativa existentes em uma instituição de ensino superior pública no estado de Mato Grosso, Brasil. Considera-se para tal ação que a gestão democrática é um princípio constitucional do ensino público e deve ser realizada com a participação da comunidade por meio de seus colegiados deliberativos. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo principal identificar se as práticas e os aspectos da gestão são democráticos e participativos na ocasião da formulação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, com delineamento de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental e entrevista semiestruturada. Realizou-se a análise dos dados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados decorrentes da análise documental demonstraram que as falas ocorridas no Conselho Universitário incluem políticas voltadas à preservação da autonomia universitária e desenvolvimento institucional, além de discursos de empoderamento de conselheiros e gestores universitários quanto à prática de uma gestão democrática participativa na instituição. A entrevista semiestrutura aponta traços de dois modelos de gestão democrática, o participativo e o representativo, que sugerem uma complementariedade entre si. Também foi possível detectar que para a elaboração do PDI é necessário que a comunidade acadêmica reconheça a importância do planejamento institucional e da participação e envolvimento na vida universitária. Conclui-se que a forma de gestão adotada pela instituição na elaboração do PDI traz aspectos de uma administração pública gerencial e gestão democrática participativa, que tentam romper com as amarras do modelo de administração burocrática com práticas como a transparência pública nos atos de gestão, oportunização de espaços de participação, descentralização administrativa e fortalecimento da democracia local.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aimed to highlight and discuss the aspects of participatory democratic management in a public higher education institution in the state of Mato Grosso, Brazil. It is considered for such action that democratic management is a constitutional principle of public education and should be carried out with the participation of the community through its deliberative collegiate. In this perspective, this research has as main objective to identify if the practices and the aspects of the management are democratic and participative in the occasion of the formulation of the Plan of Institutional Development (PDI). This is a descriptive study, with a qualitative approach, with a case study design. Data collection was done through documentary research and semi-structured interviews. The data analysis was performed using the Bardin content analysis technique. The results of the documentary analysis showed that the speeches at the University Council included policies aimed at preserving university autonomy and institutional development, as well as discourses on the empowerment of university advisors and managers regarding the practice of participatory democratic management in the institution. The semistructure interview points out traces of two models of democratic management, participatory and representative, which suggest a complementarity between them. It was also possible to detect that for the development of the PDI it is necessary for the academic community to recognize the importance of institutional planning and participation and involvement in university life. It is concluded that the form of management adopted by the institution in the elaboration of the PDI brings aspects of a managerial public administration and participative democratic management, that try to break with the ties of the bureaucratic administration model with practices such as public transparency in the acts of management, of spaces of participation, administrative decentralization and strengthening of local democracypt_BR
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dc.format.extent1 recurso online (120 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectAutonomia universitáriapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleGestão e processo de elaboração do plano de desenvolvimento institucional - PDI : caso de uma universidade do estado de Mato Grossopt_BR
dc.title.alternativeManagement and the process of reparing the institucional development plan - PDL: case of a university in the state of Mato Grossopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherRodrigues, Marilsa de Sápt_BR
dc.contributor.otherLopes, Eloisa de Mourapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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