Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1283
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Adriana Leônidas dept_BR
dc.contributor.authorValadão, Aline de Fátima Chiaradiapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-05T12:17:51Z-
dc.date.available2019-09-05T12:17:51Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1283-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Adriana Leônidas de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2009.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Existe um crescente interesse sobre o assunto Cultura Organizacional, na perspectiva de uma explicação para o possível sucesso de algumas organizações, ou de alguns insucessos que implicam em motivação e desempenho dos seus funcionários e líderes. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o impacto da aquisição nos processos de liderança, assim como o papel da liderança na construção da cultura organizacional da empresa estudada. O estudo foi conduzido em uma empresa de autopeças no Sudeste do Brasil. Foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, com delinemaneto de estudo de caso, adotando-se como instrumentos questionário de diagnóstico de cultura organizacional com líderes e liderados, questionário de liderança com líderes e relatórios a gestão de pessoas fornecidos pela empresa. A amostra foi composta por 111 gestores e 345 funcionários. Os dados na análise qualitativa foram tratados por meio de Análise de Conteúdo informatizada (software Alceste) e na etapa quantitativa, os dados foram tratados por meio do software Sphinx. Resultados apontaram que a cultura organizacional da empresa estudada classifica-se em suas dimensões como voltada a processos, que possui um sistema fechado e em contrapartida um controle fraco, porém tem equilíbrio quanto à definição de empresa voltada a tarefas e preocupada com pessoas. Tem funcionários que se vêem como parte da empresa e outros que se identificam com sua função, ou seja, tem equilíbrio na dimensão paroquial versus profissional e a empresa também é orientada quanto a seguir normas e diretrizes, não esquecendo a satisfação de seus clientes. Resultados revelaram ainda que embora os líderes estejam cientes do estilo de liderança (9/9) requerido pela empresa, ainda tentam se adaptar a este novo modelo, sendo que influenciam a cultura organizacional atual com seus conceitos, métodos de trabalho e condução de gestão conforme cultura anterior. Assim, conclui-se que o gerenciamento da cultura organizacional baseado nos valores atuais da organização corporativa da qual a unidade pólo pertence é um importante trabalho a ser desenvolvido.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: There is also an increasing interest in this subject, in the perspective of an explanation for the possible success of some organizations, or of some failures that imply in motivation and performance of their employees and leaders. This research has as objetive to analyse the impact of the acquisition in the leadership processes, as well as the paper of the leadership in the construction of the organizacional culture of the studied company. The case study was conducted in a automotive company, located in the southeast of Brazil. An exploratory and descriptive research was carried through, with quantitative and qualitative approach, with a case study delineation, adopting itself as instruments questionnaire of diagnosis of organizacional culture with led leaders and, relative questionnaire of leadership with leaders and reports the management of people supplied for the company. The sample was composed for 111 managers and 345 employees. The data in the qualitative analysis had been treated by means of computerized Analysis of Content (Alceste software) and in the quantitative stage, the data had been treated by means of Sphinx software. Results had pointed that the organizacional culture of the studied company is classified in its dimensions as come the processes, that a closed system possess on the other hand and a weak control, however has balance how much to the definition of company come back the tasks and worried about people. It has employees that they are seen as part of the company and others that if identify with its function, that is, has balance in the parochial dimension versus professional and the company also is guided how much to follow norms and lines of direction, not forgetting the satisfaction its customers. Results had discloded despite even so the leaders are customers of the style of leadership (9/9) required by the company, still try to adapt themselves to this model, being that they influence current the organizacional culture with its concepts, methods of work and conduction of in agreement management previous culture. Thus, one concludes that the management of the based organizacional culture in the current values of the corporative organization of which the unit polar region belongs is an important work to be developed.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-05T12:17:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALINE DE FATIMA CHIARADIA VALADAO.pdf: 1526417 bytes, checksum: 64ffe14acf45cefc6a19786a7d5babeb (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.format.extent1 recurso online (199 f.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectCultura corporativapt_BR
dc.subjectClima organizacionalpt_BR
dc.subjectAquisiçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleCultura organizacional e estilos de liderança no contexto pós-aquisiçãopt_BR
dc.title.alternativeOrganizacional culture and styles of leadership in a post acquisition contextpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherChamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherTadeucci, Marilsa de Sá Rodriguespt_BR
dc.contributor.otherTanure, Betaniapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
ALINE DE FATIMA CHIARADIA VALADAO.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons