Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1285
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Edson Aparecida de Araújo Queridopt_BR
dc.contributor.advisorMelo, Francisco Cristóvão Lourenço dept_BR
dc.contributor.authorMoraes, Marcela Barbosa dept_BR
dc.date.accessioned2019-09-05T13:17:39Z-
dc.date.available2019-09-05T13:17:39Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1285-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveirapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Francisco Cristóvão Lourenço de Melopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2009.pt_BR
dc.description.abstractResumo: As empresas vivem em um ambiente cada vez mais turbulento. A globalização, a redução no ciclo de vida de processos e produtos e a convergência tecnológica alteram a todo o momento as regras estabelecidas da competitividade, seja de países, segmentos industriais ou empresas. A inovação tecnológica é reconhecida como uma das principais fontes de vantagem competitiva. Neste sentido a estratégia tecnológica torna-se um ingrediente central no conceito da empresa e a tecnologia passa a constituir uma das bases do planejamento estratégico. Dentro deste contexto, este trabalho teve como objetivo geral verificar se a estratégia de inovação tecnológica aplicada nas pequenas e médias empresas, ajudará a torná-las mais competitivas num ambiente de demandas instavéis, mutantes e diferenciadas; e, discutir a importância dessas estratégias nas PMEs para o desenvolvimento regional. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva de abordagem qualitativa. Foi utilizado como instrumento para coleta de dados primários a entrevista estruturada individual em profundidade com os proprietários de pequenas e médias empresas de base tecnológica nas cidades de Caçapava, São José dos Campos e Taubaté do setor aeronáutico e automobilístico. Com base nos resultados, pode-se concluir que a ausência ou o mau uso da estratégia da inovação tecnológica pode comprometer a sobrevivência das PMEBTs do Vale do Paraíba cuja administração é voltada às operações no presente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Companies live an environment of ever-growing turbulence. Globalization, reduction in the life cycle of processes and products and technological convergence change at every moment the established rules of competitiveness, be it of countries, industries or enterprises. Technological innovation is recognized as one of the main sources of competitive advantage . In this sense technological strategy becomes a central ingredient in the concept of the company and technology becomes one of the bases of strategic planning. In this context, this study aims to determine whether the general Innovation Technological Strategy implemented in small and medium enterprises, will help make them more competitive in an environment of unstable demands, and different mutants, and discuss the importance of these strategies for SMEs in regional development. To achieve the proposed objective was followed by a descriptive exploratory research, qualitative approach. Use as a tool for collecting primary data on individual in-depth structured interviews with owners of small and medium sized technology-based companies in the cities of Caçapava, São José dos Campos and Taubaté of aerospace and automobile sector. Based on the results, it can conclude that the absence or the misuse of the innovation technological strategy can compromise the survival of the small and medium sized technology-base companies in Paraíba Valley whose administration is dedicated to operations in the present.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-05T13:17:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCELA BARBOSA DE MORAES.pdf: 927661 bytes, checksum: e1ca83511832a15a5118b5b1dbb15055 (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.format.extent1 recurso online (134 f.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectInovação tecnológicapt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleEstratégia de inovação tecnológica para as pequenas e médias empresas do Vale do Paraíba Paulistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherQuintairos, Paulo César Ribeiropt_BR
dc.contributor.otherCabral, Arnoldo Souzapt_BR
dc.contributor.otherAraújo Junior, Antonio Henriques dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
MARCELA BARBOSA DE MORAES.pdf905.92 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons