Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1291
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Práticas educativas parentais em populações de alta vulnerabilidade social e com altos índices de violência doméstica
Other Titles: Educational parental practices in a population with high social vulnerability and high levels of domestic violence
Authors: Abrantes, Mariana Vilela
Abstract: Resumo: O estudo visa identificar as práticas educativas parentais mais frequentes na região mais vulnerável e com maior incidência de violência doméstica do município de Taubaté. No município não havialevantamento prévio de violência doméstica, foi realizado primeiramente o Estudo A, que tinha como objetivo mapear a violência doméstica quanto às regiões do município, à natureza da concorrência e os tipos de relação entre vítima e indiciado. Foram analisados 1621 boletins de ocorrência de violência doméstica da Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher do município. Obteve-se uma incidência de seis casos por mil habitantes, sendo as regiões (D e E) mais vulneráveis as também com maior incidência de violência doméstica, a mulher como maior vítima e o homem como agressor. A partir da constatação que a região E com a mais alta vulnerabilidade social era também a com maior incidência de violência doméstica foi realizado o Estudo B, que tinha como objetivo levantar as habilidades sociais educativas parentais (HSE-P), as variáveis de contexto e as habilidades sociais conjugais (HSC) nessa região, pelo uso do Questionário de Habilidades Sociais Educativas Parentais e Questionário de Habilidades Sociais Conjugais, aplicados em uma amostra de nove mães de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, contactadas em uma escola municipal sorteada da região E. Os principais resultados apontam para falta de algumas HSE-P, com o uso de estratégias coercitivas e sinalizando práticas educativas parentais negativas. As regras parentais e a comunicação conjugal foram identificadas como variáveis que interferem nas HSE-P. Conclui-se que há necessidades de investimentos públicos na atenção às mulheres vítimas de violência doméstica, principalmente nas regiões mais vulneráveis, e intervenções com os pais com foco no treinamento de HSE-P de comunicação, expressividade e estabelecimento de limites, bem como de HSC.
Abstract: The study aims at identifying the educational parental practices which are more frequent in the most vulnerable region and with the greatest domestic violence incidence in Taubaté city. As there was no previou survey about domestic violence in this city, it was done firstly the Study A, which aimed at mapping out the domestic violence taking into consideration the regions of the city, the nature of the occurrence and the kinds of relationship between victim and accused. A number of 1621 domestic violence occurence reports from the Women's Police Station of the city were analysed and it was observed the incidence of six cases per a thousand inhabitants, considering that the regions (D and E) are the most vulverable and also the ones with greater incidence of domestic violence; the woman is shown as the biggest civtim and the man her aggressor. Taking into consideration the finding that region E is the one with the highest social vulnerability and the greatest domestic violence incidence, it was carried out the Study B, aiming at finding out the social and educational parental skills (SEPS), the context variables and the social marital skills (SMS) in this region, by the use of the Social and Educational Parental Skills Questionnaire and the Social Marital Skills Questionnaire, applied to a sample of nine mothers of 10 to 14 years old children and adolescents,whom were contacted in a municipal school drawn in region E. The main results point out to a lack of some SEPS, with the use of coercitive strategies, indicating negative educational parental skills. The parental rules and the marital communication were identified as variables which interfere in the SEPS. The study concluded that there is the necessity of public investiment in the attention to the women who are victims of domestic violence, mainly in the most vulnerable regions, and also interventions with parents focusing on the training of the SEPS refering to communication, expresiveness and the establishment of limits, as well as the social marital skills.
Keywords: Violência doméstica
Vulnerabilidade social
Práticas educativas parentais
Habilidades sociais educativas parentais e conjugais
Variáveis de contexto
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1291
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Mariana Vilela Abrantes.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons