Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1305
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCastro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-pt_BR
dc.contributor.authorVaz, Denise Marques Lameiraspt_BR
dc.date.accessioned2023-09-01T19:37:17Z-
dc.date.available2023-09-01T19:37:17Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1305-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Solange Teresinha Ricardo de Castro.pt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2010.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Resumo: Este estudo examina a aprendizagem de Língua Inglesa de um grupo de alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola estadual e uma escola particular no Vale do Paraíba, a partir do gênero carta de solicitação de emprego. Investiga, mais especificamente, as percepções dos alunos sobre esse processo, bem como os conhecimentos construídos ao longo dele. Teoricamente, apóia-se na perspectiva da construção social da linguagem (VYGOTSKY, 1934/1998; BRASIL, 1998) e na teoria dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 1992/2003). Em relação à aprendizagem da linguagem, os seguintes aspectos se sobressaem: a co-participação social no processo (BRASIL, 1998), na qual um conceito importante é o de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) (VYGOTSKY, 1934/1998); a construção de conhecimento compartilhado (BRASIL, 1998); e o papel da metacognição no desenvolvimento do processo (BRASIL, 1998); bem como a natureza sociointeracional da própria linguagem (BRASIL, 1998). Em relação à teoria dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 1992/2003), faz-se também necessária a própria caracterização do gênero carta de solicitação de emprego, objeto de ensino no estudo. Metodologicamente, é uma pesquisa-ação, na qual dados foram coletados por meio de um questionário inicial e de um questionário final, em que foram analisados também os resultados das atividades desenvolvidas nas aulas e a produção final dos alunos. Os resultados das atividades desenvolvidas nas aulas e a produção final dos alunos. Os resultados apontam que a construção social do gênero carta envolveu uma interação entre alunos e professores. Pode-se concluir que aprender sob uma perspectiva sociointeracional torna possível o aprendizado de uma Língua Estrangeira.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study examines the English learning process of a group of first-year high school students of a public state school and a private school in the Paraíba Valley, from the job application letter genre. It investigates, in particular, students' perceptions on the subject, as well as the knowledge gained over the process. Theoretically, it is supported by the perspective of the social construction of the language (VYGOTSKY, 1934/1998; BRASIL, 1998) and bythe theory of the discourse genres (BAKHTIN, 1992/2003). As far as language learning is concerned, the following aspects must be highlighted: the social co-participation in the process (BRASIL, 1998), in which the concept of Zone of Proximal Development (ZPD) (VYGOTSKY, 1934/1998) is worth mentioning by its importance; the construction of shared knowledge (BRASIL, 1998) and the role of met cognition in the process development (BRASIL, 1998), as well as the sociointeractional nature of language itself (BRASIL, 1998). As for the theory of discourse genres (BAKHTIN, 1992/2003), the characterization of the job application letter genre is also necessary, which is the teaching target of the present study. Methodologically, it is an action research, in which data were collected by means of initial and final questionnaires. Results of activities performed in classroom and consequent students' output were also analyzed. The present study's results show that thesocial construction of the letter genre promoted the interaction between students and teachers. Such results lead to the conclusion that learning from a sociointeractional perspective makes the learning process of a foreign language possible.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-01T19:37:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Denise Marques Lameiras Vaz.pdf: 557993 bytes, checksum: d5fda6abd9ae6f3b947bcd506f85fa71 (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.format.extent1 recurso online (75 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.isreferencedbyVAZ, Denise Marques Lameiras. A aprendizagem de língua estrangeira a partir do gênero carta de solicitação de emprego; 75 p. Universidade de Taubaté, 2010.pt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectCarta de solicitação de empregopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Ensinopt_BR
dc.titleA aprendizagem de língua estrangeira a partir do gênero carta de solicitaçãode empregopt_BR
dc.title.alternativeForeign language learning from the job application Letter Genre.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherFreire, Maximina M. (Maximinia Maria), 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Denise Marques Lameiras Vaz.pdf544.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.