Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1307
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Leitura de rótulo de produto alimentício na escola
Authors: Ferreira, Magali Ramos
Abstract: Resumo: Os inúmeros estudos feitos por grandes pesquisadores sobre leitura no Brasil revelam um dado alarmante: o ensino de leitura ainda apresenta deficiência em nosso país. As escolas, de maneira geral, baseadas nos livros didáticos disponíveis, continuam trabalhando a leitura de forma mecânica, ou falta apluralidade da leitura para os alunos, uma vez que o professor os conduz para uma leitura que é sua, acreditando ser a única correta e possível. Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 1998) - sugerem uma concepção sociodiscursiva de ensino baseada em atividades de leitura e de produção de gêneros discursivos, ou seja, textos dereal circulação social, para a ampliação de conhecimentos de mundo do aluno e para a formação de um leitor proficiente nas mais variadas formas de textos. Dessas muitas possibilidades, o rótulo é um gênero interessante, tendo em vista sua grande utilização nos mais diversos tipos de produtos de consumo no mercado. Para esta pesquisa,foi escolhida a leitura de rótulos de produtos alimentícios industrializados, como: batatas fritas, salgadinhos e cereais - por entender que os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio estão na idade em que, de um modo geral, são os grandes consumidores desses produtos alimentícios. Também pelo fato de que eles desconhecem o teor do texto impresso nos rótulos das embalagens, talvez por desinteresse ou pelo fato de alguns aspectos da linguagem serem de difícil compreensão para sua faixa etária ou, ainda, pela falta de hábito de leitura desse gênero. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar: a) um estudo sobre o gênero discursivo rótulo e aspectos publicitários contidos nesse gênero. b) análise de um corpus de seis rótulos de produtos alimentícios industrializados dos tipos: batatas fritas, salgadinhos e cereais; com sugestões de atividades de leitura desses rótulos em sala de aula, de acordo com recomendações dos PCN. Os resultados mostram a importância de se trabalhar a leitura de rótulos em sala de aula, ressaltando a saúde do leitor ao consumir determinados elementos contidos nos produtos alimentícios industrializados, muitos destes prejudiciais ao organismo e, também, ao despertar o senso crítico nos elementos persuasivos, muitas vezes em excesso, utilizados pela publicidade contidas nos rótulos.
Abstract: The innumerable studies made for great researchers on reading in Brazil disclose data alarming: the reading education still presents deficiency in our country. The schools, in general way, based in available didactic books, they continue working the form reading mechanics, or it lacks the plurality of the reading for the pupils, a time that the professor leads them for a reading that is its, believing to be only correct and the possible one. National Curricular Parameters - PCN (BRAZIL, 1998) - they suggest a sociodiscourse conception of education based on activities of reading and production of discourse genre, or either, texts of real social circulation, for the magnifying of knowledge of world of the pupil and for the formation of a proficient reader in the most varied forms of texts. Of these many possibilities, the label is an interesting sort, in view of its great use in the most diverse types of products of consumption in the market. For this research, the reading of labels of industrialized nourishing products was chosen, as: French fries, corn snacks and cereals - for understanding that the pupils of Basic Teaching Average Education are in the age where, ina general way, they are the great consumers of these nourishing products. Also for the fact of that they are unaware of the text of the text printed matter in the labels of the packings, perhaps for disinterest or the fact of some aspects of the language to be of difficult understanding for its age band or, still, for the lack of habit of reading of this sort. Thus, the objective of this work is to present: a) a study on the discourse sort label andaspects advertising executives contained in this sort. b) analysis of a corpus of six labels of industrialized nourishing products of the types: French fries, corn snacks and cereals; with suggestions of activities of reading of these labels in classroom, in accordance with recommendations of the PCN. The results show the importance of if working the reading of labels in classroom, standing out the health of the reader when consuming definitive elements contained in industrialized nourishing products, many of these harmful ones to the organism and, also, to the wakening the critical sense in the persuasive elements, many times in excess, used for the advertising in labels
Keywords: Linguística
Leitura
Publicidade
Rótulo
Produto alimentício
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1307
Issue Date: 2006
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Magali Ramos Ferreira.pdf2.5 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons