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dc.contributor.advisorUyeno, Elzira Yokopt_BR
dc.contributor.authorPinto, Maria Cristina dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-09-09T18:03:51Z-
dc.date.available2019-09-09T18:03:51Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1316-
dc.descriptionOrientação: Profª Drª Elzira Yoko Uyenopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2007.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa visava entender os motivos que levaram as alunas do Curso Normal Superior a se inscreverem no ensino superior enunciando o desejo de exercerem atividades docentes nas áreas iniciais do ensino fundamental, se a graduação em outras áreas do ensino superior poderia lhes proporcionar prestígio profissional e econômico. Sob a hipótese norteadora de que sua opção pelo Curso Normal Superior era determinada por um discurso histórico de uma atividade tipicamente feminina, esta dissertaçãoanalisou o discursoproduzido pelos alunos desse curso, por meio da aplicação de questionário e redação de um texto autobiográfico.Mais especificamente, buscou rastrear, na materialidade linguística do discurso da alunas do Curso Normal Superior, a manifestação de sua subjetividade. O percurso análitico pautou-se na perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa, partindo do pressuposto da inseparabilidade entre o sujeitoe seu discurso (Pêcheux) e postulados foucaultianos da confissão e da escrita de si como dispositivos que possibilitam o autoconhecimento. A pesquisa considerou que o sujeito enuncia sob a ilusão de que o dizer lhe pertence, quando, na verdade, repete discursos já existentes, sob a ilusão de que tem controle absoluto do que profere e analisou a eficácia dos dispositivos da confissão e da escrita de si como possibilidade de autoconhecimento. Resultados da análise das respostas ao questonário revelaram que elas optam pela frequência nesses cursos determinadas pela memória discursiva do que seja professora de séries iniciais. Levaram, ainda, à conclusão de que a representação que as alunas têm de si mesmas e do fazer docente: uma missão que requer indivíduos vocacionados para o exercício do magistério, uma atividade tipicamente feminina. A análise do segundo corpus, constituído de autobiografias, permitiu concluir que, ao falar de si, ratificaram a determinação histórica de sua escolha por esse curso, tornaram possível o seu autoconhecimento, permitido por meio do funcionamento dos dispositivos da confissão e da escrita em si, pois ao redigir o texto autobiográfico, ainda que as alunas não o pretendessem, foi possível conhecererm-se um pouco mais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Abstract: This research aimed to understand the motives that took the female students of Superior Normal Course to enrol themselves in suc course and the aspiration of performing teaching activities to the initial years of the "Ensino Fundamental" taking into consideration that the graduation in other areas of studies could offer them professional and economical prestige. Under the hypothesis that the choice for this course was made by the historical discourse of being a tipically female activity, this dissertation analyzed the discourse produced by the female students of this course, through a questonnaire and an autobiografy essay. But specially, it searched to trace, in the linguistic materiality of the discourse of the students of Superior Normal Course, the manifestation of its subjectivity. The analytical way was regulated by the perspective of the French discourse analysis line, from the pressupposition of inseparability between the subject and its discourse (Pêcheux) and Foulcot postulates of the confession and writing about oneself as disposition that make it possible the self-discovery. The research considered that one enunciates under the illusion that the saying belongs to oneself, when, in reality, one repeats discourses already made before, under the illusion that one has the absolute control on what utters and has analyzed the efficiency of the confession and of the writing about oneself as possibiliy of self-discovery. The analysis of the answers of teh questionnaire showed that they chose this course because of the discursive memories of what it is to be an early stage teacher. The results also took to the conclusion that the representation of the female students about themselves and their teaching: a mission that needs people with inner call of teaching, a tipically female activity. The analysis of the second corpus made from the biographies brought to the conclusion that, taking about themselves, confirm the historical determination of their choice, it made it possible the self-discovery from the confession and writing about themselves and also allowed the female students, even without intention, to learn a bit more about themselves.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-09T18:03:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIA CRISTINA DOs santos pinto.pdf: 1176552 bytes, checksum: 62d499c8cd21b871a1851666b1634667 (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.format.extent1 recurso online (171 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectCurso normal superiorpt_BR
dc.subjectGênero autobiografiapt_BR
dc.titleAutobiografia e subjetividade : análise do discurso de alunos de curso normal superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherLopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)pt_BR
dc.contributor.otherRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueirapt_BR
dc.contributor.otherEckert-Hoff, Beatriz Mariapt_BR
dc.contributor.otherGhiraldelo, Claudete Morenopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

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