Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1320
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Critérios de escolha de unidades didáticas para o ensino de inglês no ensino fundamental em discussão
Other Titles: Criteria of choice of Didactics Units to the teaching of English inthe Fundamental Teaching
Authors: Nascimento, Anna Renata da Silva Marcondes
Abstract: Resumo: O foco desta pesquisa, inserido no projeto de auto-avaliação de professor de línguas, na linha de pesquisa de formação de professores da UNITAU, é a análise de meus critérios para a seleção de unidades didáticas em livros didáticos de inglês para aulas do ensino fundamental na rede estadual de ensino. Considero que a análise destes critérios me dará condições para analisar uma ação relevante de minha própria prática pedagógica, também comum a vários colegas de meu contexto. Apóio-me nos PCN-LE (1998) para analisar os meus critérios de seleção, pois é função destes documentos orientar o ensino nas escolas públicas estaduais. Além dos PCN-LE (1998), levo em conta os critérios de análise de outros autores, como Leffa (2003), Dolz & Schneuwly (2004) e Ramos (2006). O objetivo principal é averiguar se meus critérios de escolha estão de acordo com os PCN-LE (1998), que, por sua vez, sugerem um trabalho voltado à construção da base para o engajamento discursivo como meio para o desenvolvimento do senso crítico. Baseio-me principalmente emSilva (2000) e Moita Lopes (2003) para fundamentar as minhas discussões concernentes ao enfoque crítico. Metodologicamente, esta pesquisa igualmente se enquadra na perspectiva crítica, com base em Magalhães (1994) e Pennycook (2004), pautando a análise dos dados em Teorias de Ensino-Aprendizagem e de Linguagem e as ações da Reflexão Crítica (Smyth, 1998). Além de meus critérios de escolha, analisei três unidades didáticas de diferentes livros didáticos de inglês para verificar se estão de acordo com os PCN-LE (1998). Concluo a pesquisa refletindo criticamente sobre a minha prática docente ao longo destes dez anos, verificando que os critérios de escolha devem estar atrelados aos pressupostos dos PCN-LE (1998) e com as demais teorias, tal como a teoria de ensino-aprendizagem e de linguagem, para que o trabalho com as unidades didáticas selecionadas possa favorecer a construção da base para o engajamento discursivo e para o desenvolvimento do senso crítico.
Abstract: The focus of this research, in line with the project of self-evaluation of language teachers, in the research line of teachers' formation at UNITAU, is the analysis of my criteria to the selection of didactics units in English schoolbooks to teach in the fundamental teaching in the state public schools net. I consider that the analysis of these criterions will give me conditions to analyze an important action from my own pedagogical practice, also common to several colleagues in my context. I am based upon PCN-LE (1998) to analyze my criterions of selection, because it is function of these documents to guide the teaching of state public schools. Besides PCN- (1998), I examine carefully the criterions of analysis from other authors, like Leffa (2003), Dolz & Schneuwly (2004) and Ramos (2006). The main objective is to inquire if my criterions of choice are according to PCN-LE (1998), whereas suggest a work related to the construction of basis to the discursive engagement as a way to the development of critical sense. I am based upon mainly in Silva (2000) and Moita Lopes (2003) to found my discussions about the critical focus. Methodologically, this research equally is conformed in the critical perspective, as suggested Magalhães (1994) and Pennycook (2004), guiding the data analysis in Teaching-Learning and Language Theories and also the actions of Critical Reflection (Smyth, 1998). Right away, besides verifying if my criterions of choice are according to PCN-LE (1998), I also analyze three didactics units from different English schoolbooks. I conclude this research reflecting critically about my pedagogical practice during these last ten years, investigating that the criterions of choice must be sure to the theories from PCN-LE (1998) and the Teaching-Learning and Language Theories in order to make possible the construction of basis to the discursive engagement to achieve the development of critical sense.
Keywords: Língua inglesa
Livros didáticos
Linguagem
Senso crítico
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1320
Issue Date: 2007
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
ANNA RENATA DA SILVA MARCONDES NASCIMENTO.pdf4.13 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons