Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1320
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRomero, Tania Regina de Souzapt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Anna Renata da Silva Marcondespt_BR
dc.date.accessioned2019-09-09T19:49:26Z-
dc.date.available2019-09-09T19:49:26Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1320-
dc.descriptionOrientação: Profª Drª Tânia Regina de Souza Romeropt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2007.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O foco desta pesquisa, inserido no projeto de auto-avaliação de professor de línguas, na linha de pesquisa de formação de professores da UNITAU, é a análise de meus critérios para a seleção de unidades didáticas em livros didáticos de inglês para aulas do ensino fundamental na rede estadual de ensino. Considero que a análise destes critérios me dará condições para analisar uma ação relevante de minha própria prática pedagógica, também comum a vários colegas de meu contexto. Apóio-me nos PCN-LE (1998) para analisar os meus critérios de seleção, pois é função destes documentos orientar o ensino nas escolas públicas estaduais. Além dos PCN-LE (1998), levo em conta os critérios de análise de outros autores, como Leffa (2003), Dolz & Schneuwly (2004) e Ramos (2006). O objetivo principal é averiguar se meus critérios de escolha estão de acordo com os PCN-LE (1998), que, por sua vez, sugerem um trabalho voltado à construção da base para o engajamento discursivo como meio para o desenvolvimento do senso crítico. Baseio-me principalmente emSilva (2000) e Moita Lopes (2003) para fundamentar as minhas discussões concernentes ao enfoque crítico. Metodologicamente, esta pesquisa igualmente se enquadra na perspectiva crítica, com base em Magalhães (1994) e Pennycook (2004), pautando a análise dos dados em Teorias de Ensino-Aprendizagem e de Linguagem e as ações da Reflexão Crítica (Smyth, 1998). Além de meus critérios de escolha, analisei três unidades didáticas de diferentes livros didáticos de inglês para verificar se estão de acordo com os PCN-LE (1998). Concluo a pesquisa refletindo criticamente sobre a minha prática docente ao longo destes dez anos, verificando que os critérios de escolha devem estar atrelados aos pressupostos dos PCN-LE (1998) e com as demais teorias, tal como a teoria de ensino-aprendizagem e de linguagem, para que o trabalho com as unidades didáticas selecionadas possa favorecer a construção da base para o engajamento discursivo e para o desenvolvimento do senso crítico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The focus of this research, in line with the project of self-evaluation of language teachers, in the research line of teachers' formation at UNITAU, is the analysis of my criteria to the selection of didactics units in English schoolbooks to teach in the fundamental teaching in the state public schools net. I consider that the analysis of these criterions will give me conditions to analyze an important action from my own pedagogical practice, also common to several colleagues in my context. I am based upon PCN-LE (1998) to analyze my criterions of selection, because it is function of these documents to guide the teaching of state public schools. Besides PCN- (1998), I examine carefully the criterions of analysis from other authors, like Leffa (2003), Dolz & Schneuwly (2004) and Ramos (2006). The main objective is to inquire if my criterions of choice are according to PCN-LE (1998), whereas suggest a work related to the construction of basis to the discursive engagement as a way to the development of critical sense. I am based upon mainly in Silva (2000) and Moita Lopes (2003) to found my discussions about the critical focus. Methodologically, this research equally is conformed in the critical perspective, as suggested Magalhães (1994) and Pennycook (2004), guiding the data analysis in Teaching-Learning and Language Theories and also the actions of Critical Reflection (Smyth, 1998). Right away, besides verifying if my criterions of choice are according to PCN-LE (1998), I also analyze three didactics units from different English schoolbooks. I conclude this research reflecting critically about my pedagogical practice during these last ten years, investigating that the criterions of choice must be sure to the theories from PCN-LE (1998) and the Teaching-Learning and Language Theories in order to make possible the construction of basis to the discursive engagement to achieve the development of critical sense.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-09T19:49:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANNA RENATA DA SILVA MARCONDES NASCIMENTO.pdf: 4224763 bytes, checksum: 8a71dd2cab830c947bfdd6339c447007 (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.format.extent1 recurso online (162 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.isreferencedbyNASCIMENTO, A. R. da S. M. Critérios de escolha de unidades didáticas para o ensino de inglês no ensino fundamental em discussão. 2007. 161 f. Dissertação de Mestrado em Lingüística Aplicada. Departamento de Pós-Graduação. Universidade de Taubaté, Taubaté.pt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectSenso críticopt_BR
dc.titleCritérios de escolha de unidades didáticas para o ensino de inglês no ensino fundamental em discussãopt_BR
dc.title.alternativeCriteria of choice of Didactics Units to the teaching of English inthe Fundamental Teachingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
ANNA RENATA DA SILVA MARCONDES NASCIMENTO.pdf4.13 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons