Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1329
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRomero, Tania Regina de Souzapt_BR
dc.contributor.authorReis, Ana Valéria Sampaio de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-11T19:12:03Z-
dc.date.available2019-09-11T19:12:03Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1329-
dc.descriptionOrientação: Prfª Drª Tania Regina de Souza Romeropt_BR
dc.descriptionREIS, A. V.S. A. Autobiografia como instrumento de reflexão crítica. 2006. 130 f. Dissertação– Departamento de Lingüística Aplicada, Universidade de Taubaté, Taubaté, SPpt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2006.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Resumo: Escrito na primeira pessoa do singular, sob uma perspectiva interacional, este trabalho analisa a língua em uso, em contextos específicos, motivado pelas relações sociais e utiliza a Gramática Sistêmica Funcional como instrumento para o estudo da materialidade lingüística. Pretende contribuir para a compreensão da constituição do professor de língua estrangeira, associando-a, hoje, às teorias sociointeracionistas vygotskyanas. Deve ser visto como um instrumento de reflexão crítica que concorre para a construção do conhecimento. Aspectos da constituição da identidade da professora investigada sendo a própria investigadora são revelados na narrativa autobiográfica por meio da linguagem, a fim de evidenciar sua constituição como profissional. A Lingüística Aplicada vem-se mostrando preocupada com o desenvolvimento da competência comunicativa do professor de língua estrangeira. Experiências pessoais do passado revelam perspectivas de presente e de futuro que se contextualizam no jogo de papéis e posições assumidos pelo indivíduo, com vários significados atribuídos a si próprio, ao outro e ao contexto. Por meio de uma análise de cunho crítico-reflexivo do corpus de uma narrativa autobiográfica, a partir das escolhas discursivas do sujeito investigado, e de uma pesquisa interpretativista etnográfica, observa-se não só o meu trabalho como professora de língua estrangeira em sala de aula e as abordagens didáticas utilizadas, como também minha história de aprendizagem da língua espanhola.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Written in the first person of singular, under an interactive perspective this work anylizes the language in using, in a specific context, motivated by social relations and uses systemic functional grammar as an instrument for the study of the linguistic materiality. This work intends to contribute to a comprehension of the constitution of a foreign language teacher, associated nowadays with vygotskian social-interactionist theories. It must be seen as an instrument of critical reflection that contributes to the knowledge construction. Aspects of the constituition of identity from the investigated teacher, being her own investigator are revealed inher autobiographic narrative using the language to show up her contituition as a professional. The Applied Linguistic has been worried about the development of communicative compentence of a foreing language teacher. The past personal experiences have shown perspectives of present and future in a context of a role game and assumed positions by the induvidual, with so many meanings given to hinself, to the other andto the context. By using a critical-reflexive analysis worth of a corpus from an autobiographic narrative from discoursive choices of an investigated subject, an interpretative ethnographic research, noticing, not only my work as a teacher of a foreign language inthe classroom and some didatic means used, as the story of my learning of the Spanish Language too.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-11T19:12:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Valeria Sampaio de Almeida Reis.pdf: 798692 bytes, checksum: 6af8224a59ac6be0794237c54241e47a (MD5) Previous issue date: 2006en
dc.format.extent1 recurso online (130 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectNarrativa autobiográficapt_BR
dc.subjectReflexão críticapt_BR
dc.subjectGênero autobiografiapt_BR
dc.titleAutobiografia como instrumento de reflexão críticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCastro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ana Valeria Sampaio de Almeida Reis.pdf779.97 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons