Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1632
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueirapt_BR
dc.contributor.authorVieira, Alessandra Junqueirapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-12T11:58:45Z-
dc.date.available2019-09-12T11:58:45Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1632-
dc.descriptionOrientação: Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Batalha de Siqueira Rendapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2007.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A orientação para o ensino de Língua Portuguesa fundamentada, em parte, na teoria dos gêneros discursivos já é bastante difundida no meio acadêmico e tem despertado o interesse de professores, porém, esses profissionais ainda se encontram carentes tanto de fundamentação teórica quanto de exemplos práticos. Partindo desse quadro, a presente pesquisa apresenta dois objetivos, sendo o primeiro a criação de uma seqüência didática por meio da qual se pretende desenvolver a compreensão e a produção do gênero textual fábula por alunos do segundo ciclo do ensino fundamental. Como segundo objetivo, este trabalho busca investigar as capacidades de linguagem trabalhadas em cada dos exercíciosconstitutivas da seqüência em questão. Ao tomarmos conhecimento da proposta de seqüência didática elaborada por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), hipotetizamos a possibilidade de sua transposição para o trabalho com fábulas. Em relação à análise da seqüência didática, hipotetizamos que identificaríamos o desenvolvimento de todas as capacidades de linguagem. Como resultado, confirmamos a possibilidade da criação de uma seqüência didática nos moldes propostos, bem como a abordagem de, ao menos, uma capacidade de linguagem em cada atividade. Enfim, o trabalho com gênero de texto por meio de seqüência didática, ao ensinar para o aluno os aspectos do contexto de produção, os elementos constitutivos da estrutura do gênero estudado e as características específicas da linguagem nele utilizada, proporciona também o desenvolvimento de capacidades de linguagem por meio das quais o aprendiz terá mais autonomia para a compreensão e ação no mundo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The orientation to the Portuguese Language teaching well founded, partly, in the discursive genders theory has already been quite widespread, in the academic course and it has interested teachers, however, these professionals have still been destituteas theoretical fundament as practical examples. Starting from this point, the present research presents two objectives, the first being the creation of a didactic sequence by means of which it is intended to develop the comprehension and the production the fable textual gender for students of the second term from elementary education. As second objective, this work searches for scanning the language capacities worded in each one of the constitutive exercises of sequence in question. By finding out about the developed didactic sequence proposal by Dolz, Noverraz &Schneuwly (2004), we hypothesized the possibility of a transposition for the word with fables. In relation to the analysis of the didactic sequence, we hypothesized that we would identify the development of all the language capacity. As a result, we confirmed the possibility of creation of a didactic sequence in the proposed patterns and we also confirmed the approach, at least, a language capacity in each text gender by means of didactic sequence, when teaching the learners the aspects of the production, structures context and the language specific characteristics used in gender, we also provided the development of language capacities by means of which this will have more autonomy to the comprehension and action in the world.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-12T11:58:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alessandra Junqueira Vieira.pdf: 563547 bytes, checksum: b5d609df71c24eb35a880476d42dbf68 (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.format.extent1 recurso online (104 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.isreferencedbyIEIRA, Alessandra Junqueira. Desenvolvendo capacidades de linguagem: uma proposta de seqüência didática para a compreensão e produção escrita do gênero textual fábula. Dissertação (Mestrado, Lingüística Aplicada) – Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté.pt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectFábulapt_BR
dc.subjectProdução escritapt_BR
dc.subjectSócio-interacionismopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.titleDesenvolvendo capacidades de linguagem : uma proposta de seqüência didática para a compreensão e produção escrita do gênero textual fábulapt_BR
dc.title.alternativeDeveloping language capacities: aproposal of didactic sequence for the comprehension and writing production of the fable textual gender.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Alessandra Junqueira Vieira.pdf550.34 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons