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dc.contributor.advisorLopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)pt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Jorge Ivampt_BR
dc.date.accessioned2019-09-12T14:49:37Z-
dc.date.available2019-09-12T14:49:37Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1635-
dc.descriptionOrientação: Profª. Drª. Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossipt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2006.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Devido aos avanços tecnológicos e à Globalização, o mercado de trabalho, as relações sociais e o pleno exercício da cidadania exigem que a pessoa tenha concluído no mínimo o Ensino Médio, por isso há uma grande demanda por vagas nos cursos de suplência. Por outro lado, ainda não há diferenciação metodológica entre o Ensino Regular e o Ensino Supletivo, no entanto é necessário que se busquem procedimentos de ensino-aprendizagem que levem em conta as especificidades do aluno trabalhador para que a escola atenda a suas necessidades.Esta pesquisa, realizada em uma turma de Supletivo de Ensino Médio, numa escola pública, objetivou estimular a prática de leitura e produção escrita a partir de atividades com gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica e elevar auto-estima dos alunos. Entre março e junho de 2006, os sujeitos desta pesquisa leram contos, crônicas, poemas, páginas de diários, letras de música e produziram vários textos, em sua maioria autobiográficos. Destes, 95 foram publicados em um livro, intitulado Algumas lembranças. Este projeto possibilitou aos estudantes o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita, além de ter contribuído para muitos deles deixarem de ver a prática de produção de texto como uma atividade para a qual não tinham capacidade. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) propõem a adoção dos gêneros discursivos como fator de mudanças qualitativas no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados desta pesquisa, fundamentada na teoria dos gêneros discursivos, poderão contribuir para se repensar o ensino de Língua Portuguesa tanto no Ensino Supletivo quanto no Regular a fim de que essa disciplina possa cumprir seu papel no desenvolvimento do aluno (como estudante e como cidadão) e possa ser vista por ele com menos temor e desconfiança, sendo estudada com prazer.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Because the technological advances and the Globalization, the competition for jobs, the social relations and the exercise of citizenship demand that people achieve at least High School studies, which causes a considerably high demand from those people for an opportunity to attend Supplementary High School. Still, there are no methodological differences between Regular High School and Supplementary High School, however it is necessary to be developed teaching-learning procedures, which take into consideration the specific needs of those students who work during the day and study in the evening, so that the school gets prepared to supply those needs. The current research, performed in a class of Supplementary High School, at a public school, aimed at stimulating the skills of reading and writing, based on activities involving fictional and self-biographical material, as well as improving the self-esteem of the whole class. In the period from March to June 2006, the subjects of this research read tales, chronicles, poems, diary pages, song lyrics and produced several texts, mostly self-biographical. From this material produced by the students, ninety-five texts were published in a book called 'Algumas Lembranças'. That project provided the students not only with the development of their reading and writing skills but also with the knowledge of their own potential as writers, which in the past seemed to be an ability beyond their capacity. The National Curricular Parameters (BRAZIL, 1998) propose the adoption of discourse genres as a means to improve the quality in the teaching-learning process. The results of this research, based on the theory of the 'discursive language' will contribute to a further professional analysis of the teaching of Portuguese Language, not only in the Supplementary High School but also in the Regular High School, so that the teaching of that school subject is accomplished properly in order to reach the full development of the student (as a learner as well as a citizen) and so that the study of Portuguese Language can be faced by the student as a source of pleasure and enjoyment, rather than a feeling of fear and insecurity.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-12T14:49:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JORGE IVAM FERREIRA.pdf: 784511 bytes, checksum: 1c0142a5e256debe9d2f9e61119d94b2 (MD5) Previous issue date: 2006en
dc.format.extent1 recurso online (185 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProdução escritapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleLeitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
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