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dc.contributor.authorSantos, Acácia Aparecida Angeli dospt_BR
dc.contributor.authorJorge, Lília Maíse Dept_BR
dc.date.accessioned2019-09-12T16:25:49Z-
dc.date.available2019-09-12T16:25:49Z-
dc.date.issued2007-
dc.citation.volume12pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage13-
dc.citation.epage21-
dc.identifier.doi10.1590/S1413-82712007000100003pt_BR
dc.identifier.issn2175-3563-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1710-
dc.description.abstractThe present study aimed to evaluate maturity and dysfunctional aspects referred to visualmotor perception of dyslexics using for this, the Bender Test analyzed under two correction systems, being the gradual scoring system (B-SPG) and Lacks system. Twenty dyslexics have taken part in the research with ages from 9 to 16 years (average=12), being 16 males and 4 females. The data showed the average of mistakes committed by the dyslexics was above the expected for children from nine to ten years who compose the B-SPG normative sample. According to the Lacks scoring system the factors more affected in the sample of dyslexics were referred to changes on the gestalt form and distortions, factors which are equivalent to the form distortions on the B-SPG. The correlation index between these two systems was significant (r = 0.76).en
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo avaliar aspectos maturacionais e disfuncionais referentes à percepção visomotora de disléxicos valendo-se, para isso, do Teste de Bender analisado sob dois sistemas de correção, o sistema de pontuação gradual (B-SPG) e o sistema Lacks. Participaram da pesquisa 20 disléxicos com idade entre 9 e 16 anos (M = 12), sendo 16 do sexo masculino e 4 do sexo feminino. Os dados mostraram que a média de erros dos disléxicos foi acima do que é esperado para crianças de nove e dez anos que compõem a amostra normativa do B-SPG. De acordo com o sistema Lacks de pontuação os fatores mais comprometidos na amostra de disléxicos foram referentes a mudanças na forma da gestalt e distorção da gestalt, fatores esses equivalentes à distorção da forma no B-SPG. O índice de correlação entre os dois sistemas foi significativo e alto (r = 0,76).pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-12T16:25:49Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2007en
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia-
dc.relation.ispartofPsico-USF-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.sourceScielopt_BR
dc.subject.otherDyslexiaen
dc.subject.otherEvaluationen
dc.subject.otherVisualmotor perceptionen
dc.subject.otherDislexiapt_BR
dc.subject.otherAvaliaçãopt_BR
dc.subject.otherPercepção visomotorapt_BR
dc.titleTeste de Bender com disléxicos: comparação de dois sistemas de pontuaçãoen
dc.title.alternativeBender Test with dyslexics: Comparison of two systems of punctuation-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.affiliation[Jorge, Lília Maíse de] Universidade de Taubaté, Brazil-
dc.description.affiliationSantos, Acácia Aparecida Angeli dos] Universidade São Francisco, Brazil-
dc.subject.researchareaPsychologyen
dc.subject.scieloareaPsychology, Multidisciplinaryen
dc.identifier.scieloSCIELO:S1413-82712007000100003-
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