Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/197
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCamarini, Gladispt_BR
dc.contributor.authorLourenço, Robson de Moraes Rocha Medeiros Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T19:02:08Z-
dc.date.available2019-08-14T19:02:08Z-
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/197-
dc.descriptionOrientador Profa. Dra. Gladis Camarinipt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profª Drª Edna Maria Querido de Oliveira Chamonpt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração do Departamento Gestão e Negócios, Taubaté, 2002.pt_BR
dc.description.abstractResumo: As empresas, atualmente, concorrem em um ambiente de negócios globalizado, e o ambiente interno é fator determinante para o crescimento de uma organização em um mercado altamente competitivo. O papel da liderança é criar condições favoráveis para que ocorra um entendimento mútuo entre os diferentes níveis hierárquicos da organização. O objetivo deste trabalho foi identificar as relações interpessoais entre gerentes e seus subordinados, fazendo uso de um estudo de caso numa rede de lojas varejistas. Assim, procurou-se observar os perfis gerenciais existentes nas lojas, as formas de liderança, as expectativas de cada indivíduo para com seu superior e a influência dessas relações interpessoais no desempenho dos subordinados. Para a sua elaboração foram feitas observações, em âmbito social, das atitudes e relacionamentos ocorridos dentro de uma organização. Após as observações, elaborou-se um questionário, que buscou identificar as características e perfis dos subordinados, confirmando ou não os resultados obtidos pela observação direta. Fez -se uma análise das informações coletadas para demonstrar, com níveis de confiança, a credibilidade no trabalho proposto, proporcionando uma avaliação mais abrangente das atitudes e expectativas do nível hierárquico observado. Com esses resultados, pretendeu-se demonstrar que um alto grau de comprometimento da alta administração e o relacionamento entre os subordinados de uma organização podem levar a empresa a se destacar perante seus concorrentes. Justifica-se, assim, a necessidade de um maior estudo, por parte das organizações, sobre as atitudes de seus subordinados, a fim de alcançarem melhores resultados.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: owadays, there is, a business competition in a worldwide basis where the internal atmosphere is a determining factor for the organizations growth in a highly competitive marketplace. The role of leadership is create easy terms to happen of the mutual understanding among the several organization levels. The objective of this work went to identify the interpersonal relationship among hierarchical levels, by using a case study in the retail store network. In this manner searched to observe the management profiles there are in the stores, the leadership kinds, the expectations of each person to his superior and the influence of these inter-relations in the compliance of the goals. For it preparing observations went conducted under social aspects, of the attitudes and relationship occurred within the organization. After the remark, made a questionnaire focusing the identification the profiles and characteristics of each employee confirming or not the results obtained by direct remark. The collected information went analyzed to show, within confidence levels, the credibility of the proposed job, enabling one more wide analysis of the attitudes and expectations of the different analyzed hierarchical level. Across this results, intended, upon that the high commitment level and relationship among one-organization collaborators may bring the company to show up among its competitors. Therefore, it justifies itself the necessity of a larger study by the organizations, about cordiality of its collaborators, in order to achieve better results.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-14T19:02:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 lourenco_robson_de_moraes_rocha_medeiros_freitas.pdf: 475820 bytes, checksum: 4399c73162ac62458f81b48affb0b872 (MD5) Previous issue date: 2002en
dc.format.extent100f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.isreferencedbyLOURENÇO, Robson de Moraes Rocha Medeiros Freitas. A influência do estilo gerencial na satisfação dos funcionários em empresas de rede varejista: um estudo de caso. 2002. 100f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Departamento de Gestão e Negócios, Taubaté, 2002., Taubaté. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11874/197>. Acesso em:pt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectComércio varejistapt_BR
dc.subjectRelações interpessoaispt_BR
dc.subjectSatisfação do cliente internopt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleA influência do estilo gerencial na satisfação dos funcionários em empresas de rede varejista : um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeThe influence of the managerial style in the employees' satisfaction in companies of retrail net: a casa studypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherManolescu, Friedhilde Maria Kustnerpt_BR
dc.contributor.otherChamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Administração

Files in This Item:
File SizeFormat 
lourenco_robson_de_moraes_rocha_medeiros_freitas.pdf464.67 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons