Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1987
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGalvão Jr., L.C.pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-12T16:32:41Z-
dc.date.available2019-09-12T16:32:41Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume16pt_BR
dc.citation.issue28pt_BR
dc.citation.spage55-
dc.citation.epage68-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_28_3-
dc.identifier.issn2183-5462-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1987-
dc.description.abstractThe digital context leads Journalism to reconfigurations not only in media context, but also in classrooms, where teachers develop actions dedicated to promoting the adherence of teaching to reality. The existence of these initiatives motivated this study that analyses the inclusion of the convergence phenomenon in Radio Journalism education in Portugal and Brazil. The methodological model of case studies is used involving the disciplines “Atelier de Jornalismo Radiofónico”, from Journalism branch of the Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL), and “Radiojornalismo e Projetos em Rádio”, from Journalism course of the Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA / USP). It was noted in the study the adoption of activities that highlight the technological convergence, in the Portuguese case, and the content convergence, in the Brazilian case, showing approximation of pedagogical actions to the practice of Radio Journalismen
dc.description.abstractO contexto digital leva o Jornalismo a reconfigurações não apenas no âmbito dos media, mas também nas salas de aula, onde docentes promovem ações dedicadas a promover a aderência do ensino à realidade. A existência dessas iniciativas motivou este estudo que observa a inserção do fenômeno da convergência no ensino do Jornalismo Radiofónico em Portugal e no Brasil. O modelo metodológico parte de estudos de caso envolvendo as disciplinas Atelier de Jornalismo Radiofónico, do percurso Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL); e Radiojornalismo e Projetos em Rádio, do curso de Jornalismo do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA/USP). Notou-se no estudo a adoção de atividades que ressaltam a convergência tecnológica, no caso português, e de conteúdos, no recorte brasileiro, evidenciando aproximação das ações pedagógicas à prática do jornalismo radiofónicopt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-12T16:32:41Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2016en
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherCentro de Investigação Media e Jornalismo; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa-
dc.relation.ispartofMedia & Jornalismo-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.sourceScielopt_BR
dc.subject.otherCommunicationen
dc.subject.otherEducationen
dc.subject.otherRadio Journalismen
dc.subject.otherConvergenceen
dc.subject.otherComunicaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherJornalismo Radiofónicopt_BR
dc.subject.otherConvergênciapt_BR
dc.titleJornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USPen
dc.title.alternativeLuso-Brazilian Radio Journalism: the typifications of convergence in teaching models of FCSH/UNL and ECA/USP-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.affiliation[Galvão Jr., L.C.] Unitau-
dc.subject.researchareaCommunicationen
dc.subject.scieloareaCommunicationen
dc.identifier.scieloSCIELO:S2183-54622016000100005-
Appears in Collections:Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S2183-54622016000100005.pdf472.08 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons