Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/198
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorChamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorVilela, Guilherme Cabralpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-22T17:56:30Z-
dc.date.available2019-08-22T17:56:30Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/198-
dc.descriptionOrientador Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamonpt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração do Departamento Gestão e Negócios, Taubaté, 2004.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O ser humano torna-se homem por meio da interação com os outros. O processo de socialização inicia-se na infância e prossegue por toda a vida, e o indivíduo é "ressocializado" a cada dia. Aprende-se a viver em sociedade, adaptar-se a situações novas, a conversar, a reagir aos problemas, para onde ir e como chegar. Adquire-se cultura, torna-se profissional e faz-se parte de uma organização. O objetivo deste estudo foi analisar de que maneira se dá o processo de socialização profissional no âmbito de uma instituição educacional e de uma organização empresarial, fazendo o uso de um estudo de caso realizado nessas organizações, localizadas no Vale do Paraíba, SP. Para elaboração deste estudo, preparou-se um questionário, buscando identificar características que justifiquem a importância da parceria empresa/escola. Posteriormente a esta coleta de dados realizou-se a análise dos diários e fez-se um questionário aberto, com o intuito de aprofundar o conhecimento a respeito das informações obtidas nas análises anteriores. Após a coleta de dados, foi realizada a análise das informações, a qual possibilitou o fornecimento de possíveis respostas ao problema proposto para investigação. Em seguida, foi realizada a interpretação dos dados obtidos, pela qual se procurou um sentido mais amplo para as respostas, interligando-se a outros conhecimentos teóricos, anteriormente estudados. Concluiuse, após este estudo, que a soma de esforços cooperativos entre escola e empresa contribuirão para o processo de socialização profissional do indivíduo, promovendo um ganho em aprendizagem, que poderá trazer benefícios às organizações e à sociedade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The human being becomes man through the interaction with the other ones. The socialization process begins in the childhood and it continues for a lifetime, where the individual is "socialized again" every day. It is learned how to live in society, to adapt to new situations, to talk, to react to the problems, where to go and how to arrive. It is acquired culture, he/she becomes professional and it is done leaves of an organization. The objective of this study is to analyze that it sorts things out if he/she gives the process of professional socialization in the extent of an education institution and a business organization, making the use of a case study accomplished in these organizations, located in it is Worth of Paraíba, SP. For elaboration of this study he/she got ready a questionnaire, looking for to identify characteristics to justify the importance of the partnership company/school. Later the this data collection, her far-se-a interviews, with the intention of deepening the knowledge regarding the information obtained through the questionnaire. After the data collection, the analysis of the information will be accomplished, that will make possible the supply of answers to the problem proposed for investigation. Soon afterwards, it will be made the nterpretation of the obtained data, for a wider sense of the answers to be sought, being interconnected the other theoretical knowledge, previously studied. It intends to end, after this study, that the sum of cooperative efforts between school and company will contribute in some way to the process of the individual's professional socialization, promoting an earnings in learning that can bring benefits to the organizations and the society.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-22T17:56:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Guliherme_Vilela.pdf: 522976 bytes, checksum: 81d74e4394b92a441958909fc7effe19 (MD5) Previous issue date: 2004en
dc.format.extent113f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.isreferencedbyVILELA, Guilherme Cabral. A socialização profissional por meio da parceria escola/empresa: um estudo de caso. 2004. 113f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Departamento de Gestão e Negócios, Taubaté, 2004., Taubaté. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11874/198>. Acesso em:pt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectParceria escola-empresapt_BR
dc.subjectSocialização profissionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleA socialização profissional por meio da parceria escola/empresa : um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeThe professional socialization through the partnership school/company: a case studypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Cleiton dept_BR
dc.contributor.otherTadeucci, Marilsa de Sá Rodriguespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Administração

Files in This Item:
File SizeFormat 
Guliherme_Vilela.pdf510.72 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons