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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Avaliação da compreensão leitora por acadêmicos do primeiro ao último ano de um curso de odontologia e sua relação com os hábitos familiares de leitura
Other Titles: Reading comprehension assessment of first one to last year of Odontology course academics and its relation with familiar reading habits
Authors: Ribeiro, Iracema Corrêa do Amaral
Abstract: Resumo: A leitura e compreensão do texto são meios necessários à aprendizagem na universidade, visto que a aquisição do conhecimento se dá pela interação entre o autor e o leitor. Objetivo: Foi proposta deste estudo avaliar a competência leitora de acadêmicos do primeiro ao último ano do curso de odontologia e relacioná-la com os hábitos familiares de leitura. Método: Participaram do estudo 172 universitários, de ambos os gêneros, com idade entre 16 e quarenta anos, matriculados em um curso de graduação em odontologia de uma faculdade particular localizada no município de Porto Velho/RO. O teste de cloze convencional, com total possível de 46 acertos, foi aplicado a todos os participantes como instrumento para a avaliação da competência leitora. Adicionalmente, foram coletados dados relacionados com os hábitos de leitura dos universitários e de seus pais. Resultados: O número máximo de acertos foi de quarenta para os acadêmicos do segundo ano, 38 para os do terceiro ano e 37 para os do primeiro e quarto anos, sem diferença estatística significativa entre eles. Com relação aos níveis de compreensão leitora, a maior parte dos alunos do primeiro ano (36,6%) foi enquadrada no nível "frustação" e, do segundo (53,2%), terceiro (75%) e quarto anos (55,8%), no nível "independente". O número de respostas corretas no teste de cloze foi superior no grupo de acadêmicos cujos pais tinham o hábito da leitura, no grupo que recebeu estímulo dos pais para ler, no grupo em que os pais liam para os filhos e, finalmente, no grupo de acadêmicos que afirmou gostar de ler. Conclusões: Não foi evidenciada diferença significativa da compreensão leitora entre os discentes dos quatro grupos estudados, entretanto os alunos ingressantes necessitam de uma intervenção pedagógica institucional cuidadosa, pois foram diagnosticados no nível "frustação" de habilidade leitora. Os hábitos familiares de leitura influenciaram a compreensão leitora dos graduandos de odontologia.
Abstract: Text reading and comprehension are necessary abilities to the learning process at university, since acquiring knowledge depends on author and reader interaction. Objective: This study’s purpose was to evaluate the reading ability of first one to last year dentistry course academics and to relate it with familiar reading habits. Method: 172 university students, from both gender, with age among 16 and forty years old, all registered on dentistry graduation course at a private university in the city of Porto Velho-RO, had participated of this study. The conventional cloze test (success total possible = 46) was used as an instrument for the reading comprehension assessment. Additionally, were collected data related to the reading habits of college students and their parents. Results: The maximum number of success among the participant group was forty in the second year university students, 38 (thirty-eight) for the ones in third year, and 37 (thirty-seven) for those in first and fourth year. Referring to the reading comprehension levels, first year university students majority (36,6%) were included in the level named "frustration", while second (53,2%), third (75%) and forty (55,8%) years students were placed in "independent" level. The number of correct answers in Cloze test were higher in the academic group whose parents have reading habit, in academic group encouraged by their parents to read, in group which parents had read for their children and, finally, in academic group that affirmed they like to read. Conclusions: It was not evidenced a significant statistic difference on reading comprehension among the four studied academic groups, however the entering students demand a carefully institutional psychologist intervention, ever since they were placed in 'frustration' reading ability level. The familiar reading habits had influenced on reading comprehension of dentistry graduating students.
Keywords: Compreensão da leitura
Teste de Cloze
Hábito de leitura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Odontologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Odontologia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/215
Issue Date: 2010
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