Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/215
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeves, Ana Christina Claro, 1957-pt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Iracema Corrêa do Amaralpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-14T13:16:20Z-
dc.date.available2023-03-14T13:16:20Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/215-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Ana Christina Claro Nevespt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Odontologia, Taubaté, 2010.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A leitura e compreensão do texto são meios necessários à aprendizagem na universidade, visto que a aquisição do conhecimento se dá pela interação entre o autor e o leitor. Objetivo: Foi proposta deste estudo avaliar a competência leitora de acadêmicos do primeiro ao último ano do curso de odontologia e relacioná-la com os hábitos familiares de leitura. Método: Participaram do estudo 172 universitários, de ambos os gêneros, com idade entre 16 e quarenta anos, matriculados em um curso de graduação em odontologia de uma faculdade particular localizada no município de Porto Velho/RO. O teste de cloze convencional, com total possível de 46 acertos, foi aplicado a todos os participantes como instrumento para a avaliação da competência leitora. Adicionalmente, foram coletados dados relacionados com os hábitos de leitura dos universitários e de seus pais. Resultados: O número máximo de acertos foi de quarenta para os acadêmicos do segundo ano, 38 para os do terceiro ano e 37 para os do primeiro e quarto anos, sem diferença estatística significativa entre eles. Com relação aos níveis de compreensão leitora, a maior parte dos alunos do primeiro ano (36,6%) foi enquadrada no nível "frustação" e, do segundo (53,2%), terceiro (75%) e quarto anos (55,8%), no nível "independente". O número de respostas corretas no teste de cloze foi superior no grupo de acadêmicos cujos pais tinham o hábito da leitura, no grupo que recebeu estímulo dos pais para ler, no grupo em que os pais liam para os filhos e, finalmente, no grupo de acadêmicos que afirmou gostar de ler. Conclusões: Não foi evidenciada diferença significativa da compreensão leitora entre os discentes dos quatro grupos estudados, entretanto os alunos ingressantes necessitam de uma intervenção pedagógica institucional cuidadosa, pois foram diagnosticados no nível "frustação" de habilidade leitora. Os hábitos familiares de leitura influenciaram a compreensão leitora dos graduandos de odontologia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Text reading and comprehension are necessary abilities to the learning process at university, since acquiring knowledge depends on author and reader interaction. Objective: This study’s purpose was to evaluate the reading ability of first one to last year dentistry course academics and to relate it with familiar reading habits. Method: 172 university students, from both gender, with age among 16 and forty years old, all registered on dentistry graduation course at a private university in the city of Porto Velho-RO, had participated of this study. The conventional cloze test (success total possible = 46) was used as an instrument for the reading comprehension assessment. Additionally, were collected data related to the reading habits of college students and their parents. Results: The maximum number of success among the participant group was forty in the second year university students, 38 (thirty-eight) for the ones in third year, and 37 (thirty-seven) for those in first and fourth year. Referring to the reading comprehension levels, first year university students majority (36,6%) were included in the level named "frustration", while second (53,2%), third (75%) and forty (55,8%) years students were placed in "independent" level. The number of correct answers in Cloze test were higher in the academic group whose parents have reading habit, in academic group encouraged by their parents to read, in group which parents had read for their children and, finally, in academic group that affirmed they like to read. Conclusions: It was not evidenced a significant statistic difference on reading comprehension among the four studied academic groups, however the entering students demand a carefully institutional psychologist intervention, ever since they were placed in 'frustration' reading ability level. The familiar reading habits had influenced on reading comprehension of dentistry graduating students.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-14T13:16:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Iracema Correa do Amaral Ribeiro.pdf: 645675 bytes, checksum: f54a4441a913362293c1ea801e1a89eb (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.format.extent78 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.subjectCompreensão da leiturapt_BR
dc.subjectTeste de Clozept_BR
dc.subjectHábito de leiturapt_BR
dc.titleAvaliação da compreensão leitora por acadêmicos do primeiro ao último ano de um curso de odontologia e sua relação com os hábitos familiares de leiturapt_BR
dc.title.alternativeReading comprehension assessment of first one to last year of Odontology course academics and its relation with familiar reading habitspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherChamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherNeisser, Maximiliano Pieropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Odontologiapt_BR
Appears in Collections:Dissertações – Odontologia - PPGO

Files in This Item:
File SizeFormat 
Iracema Correa do Amaral Ribeiro.pdf630.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.