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dc.contributor.advisorRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueirapt_BR
dc.contributor.authorMartins, Silvana De Vittapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-19T17:10:59Z-
dc.date.available2019-11-19T17:10:59Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/2437-
dc.descriptionOrientação: Profª. Drª. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Rendapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2007.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar o percurso e os resultados de uma pesquisa-ação: a prática de um projeto com o gênero poema infantil, em uma sala de 4ª série de recuperação de ciclo do Ensino Fundamental de uma escola estadual situada em São José dos Campos - SP, no ano de 2005. Vygotsky, Bakhtin, Bronckart, Dolz e Schneuwly constituem a base teórica da presente pesquisa, nas perspectivas do sócio-interacionismo, dos gêneros discursivos e do interacionismo sócio-discursivo. A pesquisadora tem observado as dificuldades de aprendizagem de leitura eescrita desses alunos em seu percurso escolar, que, ao invés de serem sanadas, têm-se tornado, na maioria das vezes, progressivas, além de acentuarem a exclusão lingüística e social desses estudantes dentro da escola. Nas práticas de leitura, percebe-se que a poesia infantil exerce fascínio e empatia por parte de muitos alunos, pois provoca surpresas; brincadeiras com palavras, sons e ritmos e também lembranças da mais tenra infância, como as cantigas de ninar. O poema infantil foitrabalhado a partir de uma seqüência didática, onde são analisados o contexto de produção e circulação, assim como as características estruturais e lingüísticas desse gênero. A posterior produção de textos lúdicos, organizados em coletâneas, apresentados à comunidade escolar e colocados no acervo da biblioteca da escolapara circulação, constitui a parte final da aplicação deste projeto. Dessa maneira, pelo percurso experienciado, demonstrou-se que foi possível favorecer o ensino de leitura e de produção de textos escritos de maneira mais efetiva, assim como possibilitar aos alunos um avanço para sua constituição como sujeitos, com o desenvolvimento da consciência crítica de ação no mundo por meio da linguagem em sala de aula e em outros contextos institucionais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this work is to present the path and the results of an action-research: the practice of a project with the genre children poetry, in a 4 th grade recovery class of an elementary state school in São José dos Campos- SP, in the year of2005.Vygotsky,Bakhtin, Bronckart, Dolz and Schneuwly constitute the theoretical base of the present research, in the perspectives of socio-interactionism, speech genres and socio-discursive interactionism. The researcher has observed the difficulties in learning to read and write of these students along their school course, which, instead of being solved, have become, most of the time, gradual, causing linguistic and social exclusion of these students inside the school. In reading practices, one can realize that children poetry incites fascination and empathy on the part of many students, because it provokes surprises, tricks with words, sounds, rhythms and also memories of their most tender childhood, such as lullabies. The children poetry was focused by using a didactic sequence, where the context of production and circulation as well as the structural and linguistic characteristics of this sort were analyzed. The posterior production of playful texts, organized in compilations, introduced to the school community and put in the collection of the school library for circulation constitutes the final part of this project application. In this way, through the experienced passage, one demonstrated that it was possible to improve the teaching of reading and producing written texts in a more effective way, as well as making possible to the students an advance for their constitution as subjects, with the development of the critical conscience of action in the world by means of language in classroom and other institutional contextspt_BR
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dc.format.extent1 recurso online (149 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.isreferencedbyMARTINS, Silvana De Vitta. O gênero poema infantil: uma proposta para uma sala de recuperação d eciclo. Dissertação (Mestrado, Lingüística Aplicada) – Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté.pt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectPoema infantilpt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectTexto lúdicopt_BR
dc.subjectComunicação escritapt_BR
dc.titleO gênero poema infantil como proposta para uma sala de recuperação de ciclopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
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