Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3319
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Robson Bastos dapt_BR
dc.contributor.authorVieira, Adriana Duarte Cordeiropt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T17:51:04Z-
dc.date.available2019-09-13T17:51:04Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3319-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Robson Bastos da Silva.pt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2006.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho visa contemplar as novas linguagens midiáticas, especialmente, a mídia televisiva que, por meio de uma linguagem sedutora e de performances lingüísticas envoltas em relações de poder-saber, estão adentrando ao universo da educação, com seus conflitos e questionamentos, acarretando uma desestabilização nas bases educacionais. Por meio de pesquisa bibliográfica, bem como pela análise de catorze situações de linguagem da Telenovela Malhação, o trabalho situou-se na interface da Comunicação e da Educação, realizando uma interlocução entre o discurso pedagógico e o discurso televisivo, focalizando a construção do discurso ficcional da Telenovela Malhação sob o viés da Análise do Discurso de linha Francesa. Desta interlocução resulta a necessidade de se repensar as bases do enfrentamento das novas linguagens pela escola, que devido à falta de aceitabilidade ou o anseio mais investigativo da linguagem, a educação se mantém aquém da evolução tecnológica, acarretando prejuízos aos educandos quanto ao processo de aquisição de performances lingüísticas próprias de um universo multimídia. A pesquisa traz uma reflexão sobre o discurso ficcional da telenovela Malhação, a fim de elucidar aos profissionais da educação, da comunicação e da linguagem que todo universo lingüístico pode ser analisado de uma forma riquíssima para a construção do saber. O saber que produz relações de poder-saber mais igualitárias, afastando um poder-saber gerador de excludentes sociais. Os resultados finais demonstram que a linguagem não é neutra e os acontecimentos discursivos são envoltos em formações ideológicas, por isso é preciso analisar seus efeitos de sentido nas produções discursivas por meio de sua materialidade lingüística e de seu momento histórico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work has as objective to contemplate the new media languages, especially, TV media, that, by means of a seducer language and linguistic performances which are wrapped up in relations of power-knoware entering the education universe bringing their conflicts and questionings that are unbalancing the educational bases. By the bibliographic research, as well as by the analysis of fourteen language situations from the Malhaçãosoap opera, this work situated with an interface between Communication and Education by holding an interlocution between the pedagogical speech and the television speech, with the focus on the construction of the fictional speech of the Malhaçãosoap opera under the perspective of the French speech analysis. From this interlocution has a result the necessity of rethinking the bases of the new languages by the school. Due to the lack of acceptability or the more investigative anxiety of the language, the education keeps beneath the technological evolution bringing damages to the students as far as the acquisition of the linguistic performances of the multimedia universe are concerned. So, this research brings a reflection about the fictional speech of the Malhaçãosoap opera in order to elucidate the professionals of education area, communication area and language area that the linguistic universe can be analyzed in a rich way to so as to construct the know. This know produces more equalitarian relations of power-know, keeping away a power-know which generates social excluding people. The final results show that the language is not neutral and the discursive happenings are wrapped up in ideological formations, that is why it is necessary to analyze their sense effects in discursive productions by means of linguistic materiality and also the historic moment.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-13T17:51:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ADRIANA DUARTE CORDEIRO VIEIRA.pdf: 1466411 bytes, checksum: 7cfb009efee53197587ef0cdb29f70e6 (MD5) Previous issue date: 2006en
dc.format.extent1 recurso online (199 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.isreferencedbyVIEIRA, Adriana Duarte Cordeiro. Mídia-Educação e as relações de poder-saber: uma análise discursiva da Telenovela Malhação. 2006. ( ) f. Dissertação de Mestrado em Lingüística Aplicada do Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté, Taubaté.pt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTelenovelapt_BR
dc.subjectLíngua maternapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.titleMídia-educação e as relações de poder-saber : uma análise discursiva da telenovela Malhaçãopt_BR
dc.title.alternativeMedia-Education and the relations of power-know: a discursive analysis of Malhação soap opera.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherMascia, Márcia Aparecida Amadorpt_BR
dc.contributor.otherKozma, Eliana Vianna Britopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
ADRIANA DUARTE CORDEIRO VIEIRA.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons