Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3333
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Maria Helenice de Paivapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T13:12:09Z-
dc.date.available2023-12-19T13:12:09Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3333-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi.pt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2009.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Em minha prática docente na Educação de Jovens e Adultos observo que, embora os alunos tenham muita vontade de aprender um novo idioma, sofrem com as dificuldades encontradas durante o percurso, tais como: material inadequado, sala heterogênea e defasagem de conhecimento. A partir dessas questões, comecei a refletir sobre minha prática e a questionar minhas ações, especificamente quanto à seleção de textos a serem trabalhados em aula. Por causa da situação exposta, o objetivo geral desta pesquisa é investigar minhas práticas pedagógicas como educadora reflexiva em processo de mudança na sala de aula, visando a desenvolver a capacidade dos alunos da EJA com leitura em língua inglesa, por meio do material "Coleção Cadernos de EJA". A pesquisa está direcionada para responder as seguintes perguntas: De acordo com os registros dos diários, é possível perceber se os textos propostos pelo material da EJA propiciam o interesse pela aprendizagem da língua inglesa e a motivação para a reflexão crítica sobre os temas neles abordados? Como os registros do diário permitem o processo de reflexão crítica sobre minhas aulas de leitura na EJA? Está fundamentada na teoria crítica, nos documentos sobre Educação de Jovens e Adultos e na abordagem sócio-cognitiva de leitura. O instrumento de análise que conduziu meu processo reflexivo é o diário, segundo Zabalza (1994). Foi delimitado um grupo de 40 alunos de uma Escola Estadual, seguindo-se a metodologia de estudo de caso de acordo Wallace (1998), Nunan (1992), Gil (1999) e produzido nove diários. Os resultados apontam para o fato de que os textos do material da EJA despertam o interesse dos alunos se forem trabalhados a partir de estratégias de leitura adequadas. Houve interação entre alunos, professora e material para a compreensão dos textos e discussão de suas temáticas. A análise dos diários revela um processo de reflexão crítica e mudança de minhas práticas pedagógicas e permitiu, posteriormente as aulas, a reconstrução de várias dessas práticas para meu trabalho profissional futuro.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In my practice teaching at Educations of Youths and Adults watch, although students are eager to learn a new language, they suffer from difficulties encountered during the journey, such as: inappropriate material, heterogeneous room and discrepancy of knowledge. From these question, I began to reflect upon my practice and to question my actions, specifically concerning to the selection of texts to be worked in class. Due to the situation described, the objective of this research is to explore my teaching practices as reflective educator in the process of change in the classroom, aimed at developing the students' ability to read the "EJA" in English language, through the collection "Cadernos de EJA". The research is directed to answer the following questions: The material of "EJA" used during the classes contributes to the development of reading skills of all students, increasing interest in English language acquisition and motivation for critical reflection about the themes on the topics discussed? As the diary entries allow the process of critical reflection on my teaching of reading in adult education? Is theorically supported in critical theory, documents on Youth and Adults and a socio-cognitive reading. The instrument of analysis which led the process of reflective teacher-researcher is the journal, by Zabalza (1994). Therefore, it was a limited group of 40 students from a public school, following the methodology of case study according to Wallace (1998), Nunan (1992), Gil (1999) and produced nine daily. The results point to the fact that the texts of the material of Adult arouse the interest of students if they are crafted of reading strategies appropriate. There was interaction between students and teacher material for understanding the texts and discussion of its themes. The analysis of the diaries reveals a process of critical reflection and change my teaching practices and allowed later classes, the reconstruction of several of theses practices work for my professional future.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-19T13:12:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Helenice de Paiva Almeida.pdf: 4598779 bytes, checksum: 0541d6b7b79d3be4fe9965c631270fd1 (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.format.extent1 recurso online (136 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEJA - Educação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleLeitura em língua inglesa na educação de jovens e adultos numa perspectiva crítico-reflexivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherRomero, Tania Regina de Souzapt_BR
dc.contributor.otherTápias-Oliveira, Eveline Mattospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Maria Helenice de Paiva Almeida.pdf4.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.