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dc.contributor.advisorZamponi, Grazielapt_BR
dc.contributor.authorEspindola, Matilde Helenapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-17T16:22:49Z-
dc.date.available2019-09-17T16:22:49Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3335-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Graziela Zamponi.pt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2010.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Uma das dificuldades enfrentadas pelos alunos, quando solicitados a realizar atividades de leitura e produção de texto, é a capacidade de argumentar de forma consistente, competência cada vez mais exigida em vestibulares exames, concursos em geral. Motivados por essa constatação, buscamos investigar o modo de organização do discurso argumentativo em alguns gêneros que circulam em nossa sociedade e se fazem presentes na vida cotidiana de qualquer cidadão: anúncios publicitários e embalagens de produtos. Nosso objetivo mais amplo foi compreender como estes gêneros se organizam para persuadir o leitor/consumidor e, que elementos e estratégias são colocados em jogo na cena argumentativa. Para tanto empreendemos a análise de um corpus constituído de três propagandas e duas embalagens, tomando como referencial teórico principal a encenação argumentativa proposta por Charaudeau (2008). A investigação levou-nos a concluir que embalagens e propagandas se organizam em torno de um projeto argumantativo que envolve: a construção de uma imagem positiva do sujeito argumantante relacionada à imagem de um interlocutor ideal; uma aposta nos valores vigentes na sociedade; a valorização do intangível para criar a necessidade de consumo e uma organização em mosaico em que as partes da argumentação (nem sempre explícitas) devem ser construídas e articuladas pelo leitor/consumidor. Concluímos também que devido a sua função social e a seus propósitos comunicativos a embalagem é também uma propaganda do produto que ela contém. Acreditamos que nossa investigação possa trazer contribuições para uma leitura capaz de desvendar os apelos sedutores da linguagem publicitária.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: One of the difficulties faced by students when asked to perform activities of reading and writings the ability to argue consistently, competence increasingly required in college exams, public examinations in general. Motivated by this observation, we sought to investigate the organization of the argumentative discourse in some genders that circulate in our society and be presentin the daily life of every citizen: advertising and product packaging. Our larger goal was to understand how these genres are organized to persuade the reader / consumer, and what elements and strategies are put into play at the argumentative scene. To this end we undertook the analysis of a corpus consisting of three advertisements and two packages, taking as the main theoretical reference the argumentative scenario proposed by Charaudeau (2008).The investigation led us to conclude that packaging and advertising are organized around an argumentative project that involves: to build a positive image of the one that arguments related to the image of an interlocutor, a commitment to the values prevailing in society, the development of intangible to create the need for consumption and a kind of mosaic organization in which the parts of the arguments (not always explicit) should be constructed and articulated by the reader / consumer. We also conclude that due to its social function and its communicative purposes packaging is also an advertisement of the product to it contains. We believe that our research can bring contributions to reveal the seductive appeal of the advertising languagept_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-17T16:22:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MATILDE HELENA ESPINDOLA.pdf: 2776164 bytes, checksum: 59bdea370d835c9c21ccd5429a17c95c (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.format.extent1 recurso online (146 f.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectEmbalagempt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.titleModo de organização do discurso argumentativo : uma proposta para a leitura de anúncios publicitários e embalagens de produtospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherKozma, Eliana Vianna Britopt_BR
dc.contributor.otherVargas, Maria Valíria Anderson de Mellopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
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