Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3337
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-pt_BR
dc.contributor.authorPereira, Márcia Reginapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-07T12:35:36Z-
dc.date.available2023-11-07T12:35:36Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3337-
dc.descriptionOrientação: Profª.Drª. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Rendapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2010.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O grande desafio do Sistema Educacional do início do século XXI é o de formar leitores proficientes. Cabe à escola o processo de ensino e aprendizagem de estratégias eficazes para a leitura responsiva, àquela que permite o diálogo compreensivo entre leitor e texto. A presente pesquisa-ação propôs a realização de uma sequência didática cujo foco era a religação dos saberes por meio do ensino da prática transdisciplinar. Morin, Pena-Vega e Pailard (2004) afirmam que os grandes desafios da educação no mundo moderno são levar em consideração a curiosidade e as indagações dos estudantes; desenvolver o espírito crítico e criativo e apresentar os conhecimentos de uma maneira transdisciplinar, porque a mente humana precisa contextualizar, relacionar os fatos, entender o emaranhado de acontecimentos responsáveis pelo presente. Embora exista uma vasta literatura sobre o ensino e a aprendizagem da leitura que considera o processo dialógico existente na interação leitor e texto (COELHO, 2000; FÁVERO, 1995; KATO, 1985; KLEIMAN, 1992; LOPES-ROSSI, 2002; MARCUSHI, 1999; SOLÉ, 1996), não há muitos trabalhos que incluam a perspectiva transdisciplinar como estratégia de ampliação do diálogo. Portanto, para esse trabalho, baseou-se nas teorias de Bakhtin (2006), Vygotsky (2008), Nicolescu (1999), Morin (2001). A pesquisa-ação foi realizada com uma turma de sexta série do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado de São Paulo cujos alunos tinham de 12 a 14 anos de idade. Aprimoraram a capacidade leitora participando de atividades que envolviam a leitura de uma obra literária, Os Doze Trabalhos de Hércules, de Monteiro Lobato, e a reflexão do enredo ancorada no diálogo dos contextos históricos da Antiguidade e da Modernidade. No final do processo, os sujeitos da pesquisa demonstraram o aprendizado da postura transdisciplinar por meio da organização de uma exposição literária e da produção de textos em uma avaliação externa à escola, SARESP 2009.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The major challenge in the Educational System in early XXI Centuary is to educate proficient readers. School has the role to conduct effetive teaching process and strategy learning for a responsive reading - that, which allows na understandable dialogue between the reader and the text. This research-action proposes to perform a didact sequence focusing the knowledge by means of transdisciplinary teaching practice. Morin, Pena-Veja and Pailard (2004) state that major challenges in education in the modem world are: to take the students curiosity and inquiry into consideration, to develop critical and creative spirit and to present knowledge in a multidisciplinary manner because human mind needs to contextualize, to relate facts, understand events tangled and responsible for the present time. While there is a broad literature about reading teaching and learning, which considers the dialogic process existing in the reader/text interface (COELHO, 2000; FÁVERO, 1995; KATO, 1985; KLEIMAN, 1992; LOPES-ROSSI, 2002; MARCUSCHI, 1999; SOLÉ, 1996), there are not so many works including the transdisciplinary view as a dialogue amplification strategy. Therefore, for this work, we based on theories of Bakhtin (2006), Vygotsky (2008), Nicolescu (1999), Morin (2001). The research-action was conducted in a sixth grade group of Elementary School in a public school in the state of São Paulo, of which the students were 12-14 years old. They enhanced the reading skills by participating in the activities involving to read a literary work, Os Doze Trabalhos de Hércules (The Twelve Hercules ? Labors) of Monteiro Lobato, and to reflect about the plot anchored on the dialogue of the history contents on Antiquity and Modernity. At the end of the process, the subjects showed the transdisciplinary behavior learning by arranging a literary exhibition and developing texts in na evaluation outside the school, SARESP 2009.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-07T12:35:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCIA REGINA PEREIRA.pdf: 1219534 bytes, checksum: 0d0d986242f2be30d2e2ecfc7a38ac2a (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.format.extent1 recurso online (133 f.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.isreferencedbyPEREIRA, Márcia Regina. Narrativas literárias: janelas transdisciplinares abertas para o letramento. Dissertação (Mestrado Linguística Aplicada) –Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2010pt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectLobato, Monteiro, 1882-1948pt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectNarrativa literáriapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.titleNarrativas literárias : janelas transdisciplinares abertas para o letramentopt_BR
dc.title.alternativeLiterary Narratives: transdisciplinary windows open to the lettering.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
MARCIA REGINA PEREIRA.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.