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dc.contributor.advisorCavallari, Juliana Santanapt_BR
dc.contributor.authorSchildberg, Maria da Conceição Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2019-09-17T17:02:30Z-
dc.date.available2019-09-17T17:02:30Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3339-
dc.descriptionOrientação: Dra. Juliana Santana Cavallaript_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2010.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação, desenvolvida à luz dos pressupostos teóricos da análise do discurso de linha francesa (doravante ADF), tem por objetivo analisar a descrição dos novos personagens de Maurício de Sousa, formulada pelo próprio autor em suas novas revistas (os mangás), o discurso em trechos de entrevistas por ele concedidas a órgãos de imprensa e os comentários de cinco alunos sobre o novo materia, de modo a observarmos a relação interdiscursiva presente nesses registros e o modo como incidem na subjetividade do sujeito-aluno. Mais especificamente, procuramos, por meio das análises empreendidas, desvelar como a nova proposta dos personagens adolescentes de Maurício de Sousa produz sentidos e provoca identificações nos alunos-leitores adolescentes. Partindo do pressuposto de que os alunos interessam-se, sobremaneira, pelas histórias em quadrinhos, (doravante HQs) - pois é um material que motiva a prática de leitura e desperta o gosto pela leitura - cunhamos a hipótese de que a relação interdiscursiva presente na descrição (construção) dos personagens de Maurício de Sousa, nesta nova fase, provoca efeitos de sentidos e de verdade, assim como identificações nos adolescentes leitores, (con)formando suas subjetividades. Para desenvolvermos este estudo, embasamo-nos em estudos de autores como Pêcheux (1990;1997), Orlandi (1996; 1999; 2001; 2006; 2007), Foucault (1984a; 1984b; 1985, 1992; 2004; 2005), Bauman (2001), dentre outros, dos quais utilizamos conceitos como ideologia, interdiscursividade, memória discursiva, autoria, efeitos de verdade e modos de subjetivação; conceitos esses que nortearam a análise dos dados. Os corpora da pesquisa constituem-se de enunciados proferidos pelo autor, nas próprias revistas e em entrevistas, quando da apresentação de seu novo material; também utilizamos as materialidades postas por Maurício de Sousa sobre seus novos personagens - outrora crianças, agora adolescentes - apresentados nos mangás, além de excertos de entrevistas concedidas pelo autor a órgãos de imprensa nacionais a respeito da transformação de seus personagens. Para reforçar a hipótese levantada neste estudo, propusemos, também, a análise das respostas fornecidas por cinco alunos do ensino fundamental de uma escola pública, leitores dos mangás, a um questionário escrito. A contribuição desta pesquisa na área de Linguística Aplicada consiste no fato de sugerirmos um modo alternativo e significativo de leitura das HQs, enquanto gênero autêntico, pelo viés discursivo, no ensino de Língua Materna. A análise dos dados nos permitiu vislumbrar o modo como o fio interdiscursivo, presente na criação dos novos personagens, provoca identificações, efeitos de sentido e de verdade (con)formando a subjetividade do aluno-adolescente-leitor. Desta forma, delineamos a importância da temática do uso das HQs por uma perspectiva discursiva, ainda pouco explorada dentro dos estudos de Língua Maternapt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation, was developed according to theoretical framework by the French School of Discourse Analysis (FDA), and had as an objective to research the description of new characters created by Mauricio de Souza in two new magazines (os mangás), as well as parts from interviews which he has conceded to the press-community and also commentaries given by five students about this new material from the above mentioned author in order to the interdiscoursive relationship presented in these records, and how they relate to the subjectivity of these students. More specifically, it was researched through discoursive analysis how these new teenage characters by Mauricio de Souza build meanings and provoke identification in teenage-reader students'. Bearing in mind that students are interested in comic strips (CS), and through them, motivate reading skills and awaken the thirst for reading, we believe in the hypothesis that the intersicoursive relationship presented in the description (building) of Mauricio de Souza's character, in the new phase, provoke effects of meaning and truth as well as identifications in teenage-reader students', (con)forming their subjectivities. To develop this study, this research is based on the concepts of authors as Pêcheux (1990; 1997), Orlandi (1996; 1999; 2001; 2006; 2007), Foucault (1984a; 1984b; 1985; 1992; 2004; 2005), Bauman (2001), among others, whose concepts os ideology, interdiscoursivity, discoursive-memory, authorship, effects of truth and ways of subjectiveness, were the basis for data analyses. The corpora of this study consist of speeches given by the author about his new characters, who then were children, now teenagers, in these new magazines presented in the same way as in mangás, which were created by him, apart from excerpts from interviews conceded by Mauricio to the press-community, regarding the transformation of his characters. To reinforce the hypothesis of this study, it was taken into consideration, the analyses of the answers given in a written questionnaire, by five students from the first years in a public high school who had read mangás. In relation to Applied Linguistics' research, this study presents a significant alternative tool in reading an authentic genre - the comic strip - through discoursive analysis in teaching the Portuguese language. The data analyses allowed us to understand how the interdiscoursive thread, present in the creation of the new characters, provoke identifications, effects of meaning and truth (con)forming the subjectivity in teenage-reader students'. Thus, it was outlined the importance of the comic strip thematic through discoursive perspective, nevertheless very scarcely studied in Portuguese teaching.pt_BR
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dc.format.extent1 recurso online (158 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectMangáspt_BR
dc.subjectAutorpt_BR
dc.subjectMaurício de Sousapt_BR
dc.titleOs novos personagens de Maurício de Sousa e a (con)formação da subjetividade do aluno-leitorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherEckert-Hoff, Beatriz Mariapt_BR
dc.contributor.otherKozma, Eliana Vianna Britopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
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