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dc.contributor.advisorRodrigues, Marilsa de Sápt_BR
dc.contributor.authorBaldini, Raquel Ribeiro de Medeirospt_BR
dc.date.accessioned2019-09-17T18:49:55Z-
dc.date.available2019-09-17T18:49:55Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3346-
dc.descriptionOrientação: Profª. Drª. Marilsa de Sá Rodriguespt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2018.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Objetiva-se neste estudo perceber e analisar a possível relação entre o clima organizacional e o comprometimento de um grupo de funcionários de duas lojas de uma rede de supermercados instalada em Itumbiara (GO). No estudo, exploratório quantitativo, utilizou-se como instrumento de coleta de dados duas escalas: uma para clima organizacional (ECO) e outra para o comprometimento organizacional: a escala de bases do comprometimento organizacional (EBACO). Os perfis dos entrevistados foram obtidos após análise das fichas de admissão de cada um deles, divididas em dois grupos: operadoras de caixa e funcionários do setor administrativo. Os dados foram tabulados em planilhas eletrônicas e analisados de acordo com as recomendações dos autores que as validaram. Os resultados encontrados apontam entre os dois grupos sentimentos controversos no que se refere ao clima e ao comprometimento, e fatores coincidentes no clima organizacional. O estudo demonstrou que mesmo o clima organizacional apresentando dimensões que apontam para um clima bom, as questões em relação ao comprometimento variaram significativamente com predominância para baixo comprometimento em ambas as lojas no grupo de operadoras de caixa e comprometimento bom no grupo de funcionários do setor administrativo, com exceção do fator controle e pressão e recompensas. Foi possível proceder a um diagnóstico acerca dos objetivos da pesquisa, que se tornou uma ferramenta útil na identificação dos possíveis problemas no clima e no comprometimento. Esse resultado permite que futuros estudos sejam efetuados para que a empresa possa ter, com relação aos grupos pesquisados, desenvolvimento social e melhoria no sistema de gestão, dado o resultado negativo no fator de controle e pressão e na questão do fator humano.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective was to perceive and analyze the possible relationship between the organizational climate and the commitment of a group of employees of a supermarket chain. A quantitative exploratory study was carried out in two stores located in Itumbiara - GO, using two scales: one for organizational climate (ECO) and another for organizational commitment, the scale of organizational commitment bases (EBACO). The profiles of the interviewees were obtained after analyzing the admission cards of each of them, being divided into two groups: cash operators and the administrative sector. The data were tabulated in spreadsheets and analyzed according to the recommendations of the authors who validated them. The results showed controversial feelings regarding the climate and the commitment between the two analyzed groups, having coincident factors in the organizational climate. The study showed that, even if the organizational climate presented dimensions that indicated a good climate, the issues regarding commitment varied significantly, with predominance for low commitment, in both stores in the group of cash operators and good commitment in the group of administrative sector employees, with the exception of control and pressure and rewards. It was possible to make a diagnosis about the research objectives, which became a useful tool in the identification of possible problems in the climate and in the commitment. This result will allow future studies to be carried out, so that the company can have social development, improvement in the management system before the negative result in the factor of control and pressure and in the question of the human factor, in relation to the groups surveyed.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-17T18:49:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAQUEL RIBEIRO DE MEDEIROS BALDINI.pdf: 3133259 bytes, checksum: a5de73e6eaf2c148512265710627c8d6 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (126 f.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectComprometimento organizacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titlePercepção do clima organizacional e comprometimento no trabalho : estudo comparativo com funcionários de uma rede de supermercados de Itumbiara (GO)pt_BR
dc.title.alternativeCommitment as a variable to work support: a case of operators of case study of a supermarket Itumbiara (GO)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Planejamento e Desenvolvimento Regional - PPGA/MPDR

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