Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3350
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVieira, Edson Trajanopt_BR
dc.contributor.authorCunha, Bruno Nascimento Vieira dapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-18T11:56:17Z-
dc.date.available2019-09-18T11:56:17Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3350-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Edson Trajano Vieirapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2018.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Economia Criativa é um conceito novo e se apresenta como fonte de geração de atividade econômica na perspectiva do desenvolvimento regional. Tem como fundamentos principais a criatividade e a cultura, o simbolismo e o singular. O objetivo geral desta pesquisa visa analisar como surgiu e se organiza a Economia Criativa no Grupo Canção Nova em suas ações, atividades, produtos, serviços e profissionais criativos no município de Cachoeira Paulista/SP. Estabelecida em um ambiente tradicional, pouco urbanizado e não populoso, de marcante presença religiosa histórica, não multicultural e de baixa pluralidade, o Grupo Canção Nova em Cachoeira Paulista representa uma forma diversa ao relatado até então pela literatura. Foram discutidos o surgimento, as características e a formação da Economia Criativa dentro do Grupo no município, que possui na fé e na religiosidade marcos na sua identidade e caracterização. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico a propósito da Economia Criativa, pesquisa documental, coleta de dados qualitativos por meio de entrevistas em profundidade com profissionais criativos do Grupo Canção Nova. Foram considerados também dados de registros documentais de marcas e direitos autorais, e comparados com os dados qualitativos das entrevistas. Foram levantados ainda dados do mapeamento de Economia Criativa no município, realizado pela FIRJAN entre os anos de 2004 a 2015. Os resultados demostram como surgiu e como se organiza a Economia Criativa por meio do Grupo Canção Nova em seus segmentos, profissionais criativos, produtos e serviços. A análise também concluiu que houve contribuição para o desenvolvimento nas dimensões econômica e social do município, seja por meio da própria Economia Criativa do Grupo, seja pelo suporte que esta representa às atividades sociais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Creative Economy is a new concept and presents itself as a source of generation of economic activity from a development perspective. Its main foundations are creativity and culture, symbolism and the singular. The general objective of this research is to analyze how the Creative Economy emerged and organized in the Canção Nova Group in its actions, activities, products, services and creative professionals in the municipality of Cachoeira Paulista / SP. Established in a traditional, little urbanized and non-populous environment, with a strong historical, non-multicultural and low pluralistic religious presence, the Canção Nova Group in Cachoeira Paulista represents a different form than that reported in the literature. The emergence, the characteristics and the formation of the Creative Economy within the Group in the municipality were discussed, possessing in the faith and in the religiosity marks in its identity and characterization. The methodology used was the bibliographical survey about the Creative Economy, documentary research, qualitative data collection through in-depth interviews with creative professionals of the Canção Nova Group. Data were also taken from documentary records of trademarks and copyrights, and compared with the qualitative data of interviews. Data were also collected on the mapping of Creative Economy in the municipality, carried out by FIRJAN between the years of 2004 to 2015. The results show how the Creative Economy was organized through the Canção Nova Group in its segments, creative professionals, products and services. The analysis also concluded that there was a contribution to development in the economic and social dimensions of the municipality, either through the Group's own Creative Economy or through the support it represents to social activities.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-18T11:56:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRUNO NASCIMENTO VIEIRA DA CUNHA.pdf: 1302370 bytes, checksum: 58a4c67df6606cc416e83afb4ec47b4f (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (104 f.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectCanção Novapt_BR
dc.subjectCachoeira Paulistapt_BR
dc.subjectEconomia criativapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleEconomia criativa e desenvolvimento : um estudo do Grupo Canção Nova em Cachoeira Paulista/SPpt_BR
dc.title.alternativeCreative economy and development: A case study of canção nova Group in Cachoeira Paulista / SPpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCarniello, Mônica Franchipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Planejamento e Desenvolvimento Regional - PPGA/MPDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
BRUNO NASCIMENTO VIEIRA DA CUNHA.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons