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dc.contributor.advisorRodrigues, Marilsa de Sápt_BR
dc.contributor.authorAraújo, Walcylene Castilho dept_BR
dc.date.accessioned2019-09-18T12:04:16Z-
dc.date.available2019-09-18T12:04:16Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3351-
dc.descriptionOrientação: Prof.ª. Dra. Marilsa de Sá Rodriguespt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2018.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A demanda do mercado de trabalho vem sofrendo alterações significativas caracterizando-se pela grande utilização dos processos mentais e sociais gerando valorização do capital humano nas organizações. Considerando a referida premissa, o objetivo desse trabalho é de analisar um processo de desenvolvimento de habilidades sociais voltadas à empregabilidade dos universitários de um curso de graduação de Engenharia de Produção. Para tanto, foi realizada pesquisa de campo com 50 universitários do curso de Engenharia de Produção que foram avaliados por meio dos instrumentos Inventário de Habilidades Sociais (IHS - Del Prette), pré e pós-programa de desenvolvimento de Habilidades Sociais e também questionários para avaliar a percepção dos participantes quanto ao desenvolvimento das referidas habilidades e sua relação com a percepção da empregabilidade. De acordo com a análise estatística dos resultados do IHS - Del Prette do grupo geral não foi possível identificar diferenças significativas nos repertórios de Habilidades Sociais dos indivíduos que participaram do programa de desenvolvimento. Entretanto quando analisados os grupos de 2016 e 2017, separadamente, foi possível constatar que o primeiro grupo apresentou melhoria no fator 4 (Autoexposição a desconhecidos ou a situações novas) e o segundo, redução no repertório dos comportamentos do fator 5 (Autocontrole da agressividade em situações aversivas) revelando que a caracterização dos grupos é relevante na aquisição de melhoria no repertório de habilidades sociais. Os questionários de percepção de empregabilidade por outro lado indicaram que 81,4% dos participantes do grupo consideraram que o programa contribuiu significativamente no desempenho dos processos seletivos com incremento das habilidades de comunicação e do trabalho.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The labor market demand has undergone significant changes characterized by the great use of the mental and social processes generating valuation of the human capital in the organizations. Considering this premise, the objective of this work is to analyze a process of development of social skills aimed at the employability of undergraduate students of a Production Engineering degree. For that, a field research was carried out with 50 undergraduate students of the Production Engineering course who were evaluated through the Social Skills Inventory (IHS - Del Prette), pre and post-program Social Skills development and also questionnaires to evaluate the perception of the participants regarding the development of these skills and their relation with the perception of employability. According to the statistical analysis of the IHS - Del Prette results of the general group it was not possible to identify significant differences in the Social Skills repertoires of the individuals who participated in the development program. However, when the groups of 2016 and 2017 were analyzed separately, it was possible to verify that the first group presented improvement in factor 4 (Self-exposure to unknowns or new situations) and the second, a reduction in the repertoire of the behaviors of factor 5 (Self-control of aggressiveness in aversive situations) revealing that the characterization of the groups is relevant in the acquisition of improvement in the repertoire of social skills. Employability perception questionnaires, on the other hand, indicated that 81.4% of the participants in the group considered that the program contributed significantly to the performance of selective processes with increased communication and work skills.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-18T12:04:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WALCYLENE CASTILHO DE ARAUJO.pdf: 1819752 bytes, checksum: d0a23f0d080c9b0f7cb3912f0e87249f (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (95 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectEmpregabilidadept_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleA inserção no mercado de trabalho : desenvolvimento de habilidades sociais para universitáriospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherAraújo, Elvira Aparecida Simões dept_BR
dc.contributor.otherSoares, Adriana Benevidespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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