Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3383
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-pt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Danieli Francinept_BR
dc.date.accessioned2019-09-19T17:04:27Z-
dc.date.available2019-09-19T17:04:27Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3383-
dc.descriptionOrientação: Profa Dra. Elisabeth Ramos da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2008.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa realizada junto a pais e a alunos das três séries do Ensino Médio de uma escola da rede particular de ensino do sul de Minas Gerais. O Objetivo foi investigar quais são suas expectativas com relação ao ensino de Língua Portuguesa. Os fatores que motivaram a realização da pesquisa foram as contínuas reclamações e questionamentos de pais e alunos para com o material didático utilizado, pois este suprime o ensino da teoria gramatical de seu conteúdo e, consequentemente, limitava as aulas ao ensino da teoria e produção de texto. Muitos pais reclamavam que seus filhos não estavam realmente "aprendendo português". Assim sendo, solicitamos aos pais e aos alulnos que respondessem a um questionário contendo perguntas objetivas a respeito da importância do ensino da teoria gramatical nas aulas de Língua Portuguesa. Constatamos que a grande maioria atribui significativa importância ao ensino e domínio das regras da norma culta e esperam que, além da leitura e da produção de texto, a gramática também seja ensinada nas aulas de língua materna. A presente dissertação tem como principais referências teóricas Bechara (2003), Silva (2004), Silva, E. (2006), Leite (1999), Bagno (2005) e Coelho (2007).pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper consists on a research with parents and students from the high school three first grades from a private institution in the south of the state of Minas Gerais. The aim was to investigate which are the parents and the students' expectations concerning the teaching of the Portuguese Language . The factors that motivated the research were the continuous parents and students' complaining and questioning when it came to the material that was being used in the classes, because it suppressed the theoretical grammar teaching and, consequently, it limited the classes to the teaching of reading and text production. A lot of parents complained that their sons were not "learning Portuguese". This way, parents and students were asked to answer a set of straight questions related to the importance of the theoretical grammar during the Portuguese classes. We have noticed that the majority of the questioned people gives considerable importance to the teaching and mastering of the standard speech rules, and that, besides the reading and text production teaching, they expect that the grammar rules be taught as well. This dissertation has as main theoretical references Bechara (2003), Silva (2004), Silva,E. (2006), Leite (1999), Bagno (2005) and Colello (2007).pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-19T17:04:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Danieli Francine Ferreira.pdf: 755739 bytes, checksum: 3a2b9131e0643ea28cabc100bbe122f5 (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.format.extent1 recurso online (155 f.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLíngua maternapt_BR
dc.titleEnsinar português é ensinar gramática? : as expectativas de pais e alunospt_BR
dc.title.alternativeIs teaching portuguese teaching grammar? The parents and students' expectations.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Danieli Francine Ferreira.pdf738.03 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons