Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3384
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A chamada telefônica no ensino-aprendizagem do espanhol para fins específicos no curso de Comércio Exterior
Authors: Silva, Patrícia Monteiro da
Abstract: Resumo: O presente trabalho visa mostrar a importância de preparar o aluno do curso Técnico de Comércio Exterior para utilizar o Espanhol em contextos reais de comunicação, pois o conhecimento dessa língua passou a ser um requisito importante para os estudantes atingirem um melhor desenvolvimento profissional. No entanto, foi possível observar uma carência de material didático direcionado para o ensino-aprendizagem do espanhol para fins específicos, em especial, quando se trata de aprendizagem do espanhol para fins específicos, em especial, quando se trata de chamada telefônica. O corpus desta pesquisa é constituído pelas produções de cinco alunos do curso Técnico de Comércio Exterior, que cursavam o último módulo. Os dados da pesquisa foram coletados durante as aulas de língua espanhola em escola pública de São José dos Campos. Estes foram obtidos por meio de gravações de áudio, questionários e fichas de avaliação. Os pressupostos teóricos que orientam esta pesquisa são a competência comunicativa, o espanhol para fins específicos e o gênero discursivo chamada telefônica. O trabalho trata-se de uma pesquisa-ação que tem como finalidade buscar uma resolução para os problemas fonéticos, gramaticais e pragmáticos apresentados na produção inicial desses alunos. Os resultados do segundo telefonema demonstraram uma mudança significativa dos sujeitos de pesquisa, pois, como apontado em questionários, eles se sentiram mais preparados para fazer uma nova chamada telefônica, após o desenvolvimento das atividades do material de apoio desenvolvido das atividades do material de apoio desenvolvido pela professora-pesquisadora.
Abstract: Este trabajo tiene como objeto mostrar la importancia de preparar al alumno de Comercio Exterior para hacer uso de la lengua española en contextos reales de comunicación; pues, el conocimiento de esa lengua ha pasado a ser un requisito importante para garantizar que ese estudiante logreun mejor desarrollo profesional. Durante su realización, sin embargo, fue posible observar la falta de material didáctico direccionado a la enseñanza de español para fines específicos, en especial, cuando se trata de una llamada telefónica. El corpus de esta investigación lo constituyen las producciones de cinco alumnos del curso Técnico de Comercio Exterior, que estaban en el último año de carrera. Los datos de la investigación fueron recogidos durante las clases de Lengua Española, en una escuela estatal del estado de São Paulo, concretamente, en São José dosCampos. Esos datos fueron obtenidos por medio de grabaciones utilizando el Skipe, cuestionarios y fichas de evaluación. Los presupuestos teóricos que fundamentan esta investigación en acción, son la competencia comunicativa, el españolpara fines específicos y el género discursivo "llamada telefónica"; con el fin de buscar una respuesta a los problemas fonéticos, gramaticales y pragmáticos presentados en la producción oral inicial de los alumnos. Los resultados alcanzados por esos estudiantes, en la segunda llamada telefónica realizada, muestran un cambio significativo de su competencia comunicativa; pues, como ellos mismos lo expresaron en cuestionarios, se sintieron más preparados para hacer una nueva llamada, después de elaborar las actividades del material de apoyo desarrolladas porla profesora-investigadora.
Keywords: Língua espanhola
Gênero discursivo
Aprendizagem
Curso técnico
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3384
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
PATRICIA MONTEIRO DA SILVA.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.