Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3384
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEcheverria, Susana Echeverriapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Patrícia Monteiro dapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T11:16:16Z-
dc.date.available2024-03-15T11:16:16Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3384-
dc.descriptionOrientação: Prof.ª Dr.ª Susana Echeverria Echeverriapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2009.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho visa mostrar a importância de preparar o aluno do curso Técnico de Comércio Exterior para utilizar o Espanhol em contextos reais de comunicação, pois o conhecimento dessa língua passou a ser um requisito importante para os estudantes atingirem um melhor desenvolvimento profissional. No entanto, foi possível observar uma carência de material didático direcionado para o ensino-aprendizagem do espanhol para fins específicos, em especial, quando se trata de aprendizagem do espanhol para fins específicos, em especial, quando se trata de chamada telefônica. O corpus desta pesquisa é constituído pelas produções de cinco alunos do curso Técnico de Comércio Exterior, que cursavam o último módulo. Os dados da pesquisa foram coletados durante as aulas de língua espanhola em escola pública de São José dos Campos. Estes foram obtidos por meio de gravações de áudio, questionários e fichas de avaliação. Os pressupostos teóricos que orientam esta pesquisa são a competência comunicativa, o espanhol para fins específicos e o gênero discursivo chamada telefônica. O trabalho trata-se de uma pesquisa-ação que tem como finalidade buscar uma resolução para os problemas fonéticos, gramaticais e pragmáticos apresentados na produção inicial desses alunos. Os resultados do segundo telefonema demonstraram uma mudança significativa dos sujeitos de pesquisa, pois, como apontado em questionários, eles se sentiram mais preparados para fazer uma nova chamada telefônica, após o desenvolvimento das atividades do material de apoio desenvolvido das atividades do material de apoio desenvolvido pela professora-pesquisadora.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Este trabajo tiene como objeto mostrar la importancia de preparar al alumno de Comercio Exterior para hacer uso de la lengua española en contextos reales de comunicación; pues, el conocimiento de esa lengua ha pasado a ser un requisito importante para garantizar que ese estudiante logreun mejor desarrollo profesional. Durante su realización, sin embargo, fue posible observar la falta de material didáctico direccionado a la enseñanza de español para fines específicos, en especial, cuando se trata de una llamada telefónica. El corpus de esta investigación lo constituyen las producciones de cinco alumnos del curso Técnico de Comercio Exterior, que estaban en el último año de carrera. Los datos de la investigación fueron recogidos durante las clases de Lengua Española, en una escuela estatal del estado de São Paulo, concretamente, en São José dosCampos. Esos datos fueron obtenidos por medio de grabaciones utilizando el Skipe, cuestionarios y fichas de evaluación. Los presupuestos teóricos que fundamentan esta investigación en acción, son la competencia comunicativa, el españolpara fines específicos y el género discursivo "llamada telefónica"; con el fin de buscar una respuesta a los problemas fonéticos, gramaticales y pragmáticos presentados en la producción oral inicial de los alumnos. Los resultados alcanzados por esos estudiantes, en la segunda llamada telefónica realizada, muestran un cambio significativo de su competencia comunicativa; pues, como ellos mismos lo expresaron en cuestionarios, se sintieron más preparados para hacer una nueva llamada, después de elaborar las actividades del material de apoyo desarrolladas porla profesora-investigadora.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-15T11:16:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PATRICIA MONTEIRO DA SILVA.pdf: 1831237 bytes, checksum: 85bdf8ad3ae5c2388fbc3feee30d133c (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.format.extent1 recurso online (141 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCurso técnicopt_BR
dc.titleA chamada telefônica no ensino-aprendizagem do espanhol para fins específicos no curso de Comércio Exteriorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherRamos, Rosinda de Castro Guerra, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherBrito, Eliana Vianna, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherMascia, Márcia Aparecida Amadorpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
PATRICIA MONTEIRO DA SILVA.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.