Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3393
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A formação de professores-contadores de histórias, como proposta para o letramento e desenvolvimento de oralidade, leitura, cognição e afetividade
Authors: Pacheco, Danielle de Fátima Lourinho
Abstract: Resumo: O presente trabalho focaliza uma pesquisa que pretendeu fornecer a graduandos do curso de Licenciatura em Língua Portuguesa subsídios teórico-metodológicos para a formação de professores-contadores de histórias, pois se acredita ser essa uma proposta importante no processo de desenvolvimento da linguagem no Ensino Fundamental, em que o futuro professor de línguas irá atuar. Essa formação pretende viabilizar possíveis transformações na identidade, no pensar e no fazer desse universitário; por isso, foram enfocadas teorias sobre letramento, leitura, oralidade, PCN/Língua Portuguesa e gêneros discursivos, a se constituírem lentes que dimensionam a esfera de ação da pesquisa. O objetivo é levar o licenciado a perceber que esse é um aspecto importante para sua formação e que a prática da contação de histórias deve ser consolidada na organização e sistematização das atividades do ensino de línguas em sala de aula do Ensino Fundamental. Deve ser vista, portanto, como um instrumento útil para contribuir na formação de usuários competentes da língua. Para atingir os objetivos, optou-se pela pesquisa-ação, na qual relatamos uma proposta de intervenção por meio de uma oficina de contação de histórias em uma instituição de Ensino Superior em Belém do Pará. Na vivência de formação, sob formato de oficina, foi proposta a articulaçãoentre teoria e prática relativas à contação de histórias. Além do contato com a narrativa, a contação trabalha aspectos como a valorização da identidade cultural, especificamente da região amazônica e desenvolve o aspecto afetivo dos alunos, fator que contribui para o aprendizado. Os dados foram coletados através de questionários aplicados antes e depois da realização da oficina. Constatou-se que, após a vivência da oficina, houve mudança na visão do graduando, acerca do universo abordado. Pela análise dos dados pode-se perceber que graduandos que consideravam a contação de histórias uma prática sem importância, desnecessária, não tinham opinião formada a respeito do assunto ou apresentavam visão preconcebida, repensaram e transformaram sua visão. Puderam perceber que essa prática é importante em sua formação, além de perceber que deve ser constante, sistematizada e pautada em teorias bem definidas. Em face dos resultados da pesquisa, a formação de professores-contadores de histórias mostra-se favorável para a construção da identidade do professor. A contação de histórias tem seu valor encantatório pela palavra, sendo uma atividade sedutoramente comunicativa. Especificamente na região amazônica, terreno perene do imaginário popular, pano de fundo desta pesquisa, as histórias tocam o profundo da alma de seus habitantes e visitantes, pois imprimem nela as cores, os cheiros, os sons, os sabores da imaginação. Basta o professor saber o porquê e o como utilizar.
Abstract: The aim of this paper is a research which was planned to provide Portuguese undergraduate students with theoretical-methodological basis to support their formation as storytellers, since it is claimed that it is a relevant proposal for the development of language in the Elementary School, where the future language teacher will be actingout. With that formation, it is intended to make some transformations in the identity, thoughts and actions of that university student; considering those elements, the study focused on Literacy, Reading, Speaking, National Curriculum Parameters (Portuguese Language) and Discursive Genres theories -that are the lenses from which this research passes through. The main goal is to make the university student realize that this is an essential aspect of his/her teacher formation and that the storytelling practice must be consolidated in the organization and systematization of the activities in the Elementary School. It must be regarded, then, as a useful instrument to contribute to the language competent speakers' formation. In order to achieve the goals of the study, the action-research was chosen; from the action-research, we report an intervention plan through a workshop of storytelling in an Institute of Higher Education in Belém/PA. During this time, in a workshop format, it was proposed the articulation between theory and practice related to the storytelling. Besides the contact with the narrative genre, the storytelling puts in practice aspects like cultural identity valuing, specifically from the Amazon Region and also develops the affective aspect in thestudents, factor that contributes to the learning. The data were collected through questionnaires applied before and after the workshop. It was concluded that, after the workshop experience, the university student changed his point of view about that universe. According to the data analysis it was possible to notice that undergraduate students, who considered storytelling as an important or helpless practice or those who did not even have any opinion about the theme and had a prejudiced standpoint, could reflect upon it and changed their minds. They not only perceived that storytelling is important for their formation, but also that it can be a constant practice, systematized and based on well-defined theories. Due to the results of this research, we can claim that the formation of storytelling teachers is useful to their identity construction. The storytelling has its charming value and it is an attractive communication activity. Especially in the Amazon Region -a perennial land for people imagination and background for this research -the stories touch deep in its habitants' souls and visitors because they get impressed by the colors, smelling, sounds and flavors of imagination; it is up to the teacher to know how and why to use them.
Keywords: Linguagem
Letramento
Afetividade
Cognição
Professores - Formação
Contador de história
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3393
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
DANIELLE.pdf3.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.