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dc.contributor.advisorLopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Maria Aparecida Marfori dapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-20T17:34:42Z-
dc.date.available2019-09-20T17:34:42Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3396-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossipt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2009.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A partir da observação da dificuldade de aprendizagem da língua portuguesa por parte dos alunos em relação às normas gramaticais quanto à produção escrita e da dificuldade dos professores em ensinar a língua materna, é que se realizou esta pesquisa com o objetivo geral de investigar se a transposição didática da proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - para a produção escrita de gêneros discursivos está sendo realizada de forma adequada em aulas da Língua Portuguesa do Ensino Fundamental por um grupo de professores de um município do interior do Rio de Janeiro. Como objetivo específicos, a pesquisa visa a investigar: a) o que os professores de Língua Portuguesa afirmam sobre seu trabalho com produção de textos escritos; b) como os livros didáticos utilizados por esses professores propõem o trabalho com produção escrita. A pesquisa fundamenta-se na teoria bakhtiniana de gênero discursivo e em pressupostos teóricos sobre ensino de produção escrita a partir de projetos pedagógicos baseados na perspectiva enunciativa da linguagem. Para a realização do primeiro objetivo específico, foram analisados qualitativamente dados obtidos de questionários escrito realizado com 10 professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental; para o segundo objetivo especifico foram analisadas as atividades de produção de textual de 3 livros didáticos do terceiro ciclo do Ensino Fundamental mais utilizados por esses professores, sendo eles Português para todos; Português - idéias & linguagens e Português - Leitura, produção, gramática. Os resultados das análises demonstraram que os professores desconhecem o conceito de gênero discursivo; e os livros didáticos, apesar de sugerirem o trabalho com produção escrita de gêneros discursivos, ainda não se adaptaram à proposta dos PCN para o ensino em relação à produção textual escrita. Essa pesquisa reforça a necessidade de investir na formação continuada dos professores e de reformular as atividades dos livros didáticos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: From the observation of the difficulty of learning of the Portuguese language by pupils in relationship to grammatical rules and written production and the teacher's difficulty in teaching the mother language, held this research with the general aim to investigate if the didact transposition of the proposal of the Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN -for the written production of discursive genres is being carried out adapted in Portuguese language lessons of the basic teaching by a group of teachers in a city in the interior Rio de Janeiro state. As specific objectives, the research aims to investigate: a) what the teachers of Portuguese Language say about their work with whritten production of the texts in their classes; b) how do textbooks used by these teachers propose the work with written production. The research is based on the bakhtinian's theory of discursive genre and on theoretical presuppositions on written production teaching from pedagogic projects proposed by PCN. For the realization of the first specific objective, there were analysed qualitatively data obtained of written questionnaire realized with 10 teachers of Portuguese Language of the basic teaching; for the second specific objective there were analysed the activities of textual production of 3 text books of the third cycle of the basic teaching most used by these teachers, being they: Português para todos, Português: Idéias & Linguagensand Português: leitura, produção, gramática. The results of the analyses demonstrated that the teachers do not know the concept of discursive genre; and the textbooks, despite of suggesting the work with written production of discursive genres, still didn't adapted to the proposal of the PCN for the teaching regarding the textual written production. This research reinforces the necessity to invest in the continued formation of the teachers and of re-formulating the text books activities.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-20T17:34:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Aparecida Marfori da Silva.pdf: 667215 bytes, checksum: ec0c47c242f54d6c82acc0ea657c3386 (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.format.extent1 recurso online (94 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectPlano de Continuidade de Negóciopt_BR
dc.subjectProdução escritapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA transposição didática dos conteúdos dos PCN na produção textual escritapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
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