Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3403
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Alciene Ribeiro Feitoza dapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-30T12:11:43Z-
dc.date.available2019-09-30T12:11:43Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3403-
dc.descriptionOrientação: Profª. Drª. Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi.pt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2009.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Ao atuar na formação de professores de Língua Inglesa, num curso de Letras, com habilitação Português/Inglês, percebi muitas dificuldades de entendimento pelos graduandos acerca das orientações metodológicas de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira propostas nos Documentos Oficiais do Governo, como os Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira: Ensino Fundamental e Ensino Médio, (BRASIL, 1998, 1999b); PCN+ Ensino Médio: Orientações Complementares ao Ensino Médio (BRASIL, 2002); Orientações Curriculares ao Ensino Médio (BRASIL, 2006); e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Inglês (SEE, 2008). Sendo assim, esta pesquisa tem o objetivo de responder às seguintes questões: 1) O que os alunos da disciplina de 'Prática de Ensino da LI conhecem das contribuições dos Documentos Oficiais do Governo?; 2) Como as informações apresentadas pelos participantes da pesquisa podem dar subsídios para a proposta de um replanejamento da disciplina de 'Práticas de Ensino da LI'? Este trabalho foi realizado por meio das proposições da Pesquisa-Ação. Para a análise dos dados colhidos dos participantes por meio de questionário, foram utilizados os pressupostos da análise do conteúdo temático e da Teoria Crítica. Os resultados da pesquisa mostram que a grande deficiência apontada pelos participantes da pesquisa diz respeito ao tempo direcionado para as discussões e a dificuldade de entendimento das questões teóricas que embasam as propostas metodológicas dos Documentos Oficiais do Governo. Assim, a presente pesquisa, baseada na interpretação dos dados, propõe o replanejamento de ensino da disciplina de 'Práticas de Ensino da LI', para que essa possa sanar as deficiências apontadas pelos participantes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Acting in English teachers formation, at a Language course of Portuguese-English license, I have noticed so much difficulties in understanding of the undergraduate students about the methodological guidance of teaching-learning Foreign Language proposed by the Govern Official Documents as Parâmetros Curriculares Nacionais -Língua Estrangeira: Ensino Fundamental e Ensino Médio, (BRASIL, 1998, 1999b); PCN+ Ensino Médio: Orientações Complementares ao Ensino Médio (BRASIL, 2002); Orientações Curriculares ao Ensino Médio (BRASIL, 2006); e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Inglês (SEE, 2008). So, this research wants to answer the following questions: 1) What the students of the "Practice Teaching English Language? know about the Govern Official Documents contributions? 2) How the information showed by the research participants can give subsidies to propose a replanning in the discipline "Practice Teaching English Language?? This research was realized by means the proposes of Research-Action. To analyze the data from participants, collected by questionnaire, was used the presuppositions of Thematic Content and Critic Theory. The research results show that the great deficiency pointed out by research participants concerns about the time directed to discussion and the difficulty in understanding theoretic questions that support the methodological guidance of Govern Official Documents. So, the present research based on the data interpretation proposes a replanning teaching in the discipline "Practice Teaching English Language?, in such a way that the discipline can cure the deficiencies pointed out y participants.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-30T12:11:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alciene Ribeiro Feitoza da Silva.pdf: 683669 bytes, checksum: fb4f2f286292810c6dd7b8919ee370b3 (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.format.extent1 recurso online (100 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectCurso de Letraspt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.titleDocumentos oficiais do Governo e suas contribuições para a formação docente dos alunos de um curso de Letras - Português/Inglêspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Alciene Ribeiro Feitoza da Silva.pdf667.65 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons