Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3407
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEcheverria, Susana Echeverriapt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Renata Aparecida dept_BR
dc.date.accessioned2019-09-30T19:17:02Z-
dc.date.available2019-09-30T19:17:02Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3407-
dc.descriptionOrientação: Profª. Drª. Susana Echeverríapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2009.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este relato de pesquisa descreve a elaboração e a aplicação de práticas de produção escrita, organizadas por gêneros discursivos, fundamentadas no estudo da gramática e inseridas em um contexto cultural. O trabalho desenvolvido surgiu como resposta ao problema por mim encontrado em minha prática docente, como formadora de professores de espanhol no Curso de Letras de uma faculdade particular no Vale do Paraíba, São Paulo: o nível básico de conhecimento de espanhol apresentado pelo graduando, futuro professor. O objetivo deste estudo é verificar que a aplicação das referidas práticas facilita a progressão do conhecimento da língua no campo da produção escrita. Para isso foram analisadas e comparadas as produções de três alunos, ou 20% do total dos dezesseis participantes. Os procedimentos envolveram pesquisa bibliográfica, preparação de roteiros para a produção de gêneros, estudo de gramática e pesquisa de campo. A hipótese de que a organização da produção escrita levaria à superação dos níveis de competência propostos, de acordo com os Niveles de referencia do Marco Comum Europeo para la ensenãnza de lenguas foi comprovada pelos resultados que demonstraram que os alunos alcançaram o nível avançado ou de Usuário Competente, sendo capazes de escrever textos argumentativos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper describes the elaboration and applying of written practices, based on discursive genders, grammar studies and back-grounded in a cultural context. The work appears as an answer to the problem I detected while preparing Spanish teachers in a private college in the State of São Paulo, Brazil: the knowledge of the language presented by the future teacher corresponded to the basic level. It aims to verify if the applying of the referred practices helps the progression of the language knowledge in the written production. The writing of three students (20% of the group) were analyzed and compared. The procedures were bibliographical research, confection of guides for the gender production and grammar studies and field research. The hypothesis that the written production organized by discursive genders and based on grammar studies could lead to the progression of the reference levels presented by the European Common Frame was confirmed by the results that demonstrated the students reached the advanced level or Competent User level, being able to cope with argumentative texts.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-30T19:17:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RENATA APARECIDA DE FREITA.pdf: 946453 bytes, checksum: 0c6afca3c8a363ec04d2833d88fa9d3a (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.format.extent1 recurso online (26 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectReferênciapt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectProdução escritapt_BR
dc.titlePráticas de produção escrita em espanhol no curso de letras para a progressão de níveis de referênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
RENATA APARECIDA DE FREITA.pdf924.27 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons