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dc.contributor.advisorCabral Júnior, Jairopt_BR
dc.contributor.authorCampos, Larissa Tonipt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T18:47:47Z-
dc.date.available2020-03-10T18:47:47Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3658-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Jairo Cabral Juniorpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Civil, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho traça um panorama geral das ferrovias brasileiras. Inicialmente foi necessário saber como se deu o início desse meio de transporte no mundo e como chegou ao Brasil, seu desenvolvimento ao longo dos anos e o motivo que o tornou pouco utilizado no país. Outro aspecto abordado é sobre a desestatização das ferrovias e como esse processo influenciou em seu desempenho e crescimento, como também breves características das concessionárias que operam atualmente. Posteriormente é apresentada a estrutura atual do sistema ferroviário brasileiro, mostrando suas perspectivas e limitações, priorizando sua capacidade de influenciar no desenvolvimento do país. Diante disso apresentando algumas políticas desenvolvidas pelo governo para estimular esse transporte, por fim apontando suas vantagens e desvantagens em comparação a outros modais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper presents an overview of Brazilian railways. Initially it was necessary to know how this mode of transportation started in the world and how it arrived in Brazil, its development over the years and the reason that made it little used in the country. Another aspect addressed is about the privatization of the railways and how this process influenced their performance and growth, as well as brief characteristics of the concessionaires that currently operate. Subsequently, the current structure of the Brazilian rail system is presented, showing its perspectives and limitations, prioritizing its ability to influence the development of the country. Given this, it presents some policies developed by the government to stimulate this transport, finally pointing out its advantages and disadvantages compared to other modes.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-10T18:47:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000240596pdfa.pdf: 1550217 bytes, checksum: 3ec1487c2fca5114094bfd44d903d37e (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (52 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectModal ferroviáriopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.titleAs ferrovias brasileiras como instrumento de desenvolvimento nacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Hemerson Máximo dept_BR
dc.contributor.otherSiqueira, Alessandra Fernanda Pedroso dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Civilpt_BR
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Graduação

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