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dc.contributor.advisorMedeiros, Andréa Paula Peneluppi de, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorLama, Fabricio Nazareno Pessoapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-01T18:26:53Z-
dc.date.available2021-03-01T18:26:53Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3873-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Andréa Paula Peneluppi de Medeirospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, Taubaté, 2016.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Objetivo: analisar a educação e a saúde ambientais mediante atuação dos profissionais de ensino das escolas públicas estaduais de ensino fundamental e médio, bem como, a partir da percepção dos moradores da comunidade/responsáveis pelos alunos onde as escolas pesquisadas estão inseridas e, posteriormente, sugerir ações direcionadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, oportunizando o envolvimento entre escola e comunidade. Método: Estudo Descritivo acerca dos profissionais de ensino e responsáveis/moradores nas adjacências de quatro escolas da Região Metropolitana de Belém-PA nos anos de 2014 e 2015, no que se refere à educação e saúde ambientais. Aplicou-se questionário para população-alvo desse estudo contemplando aspectos sobre a educação e saúde ambientais. Resultados: do total de 87 profissionais, observou-se que as escolas desenvolvem atividades de Educação Ambiental através de projetos (41,4%), datas e eventos significativos (32,2%) e tema transversal (31,0%). Com relação às doenças oriundas do saneamento básico inadequado a diarreia foi o mais frequente o que condiz com a percepção dos moradores/responsáveis (total de 595 participantes) pelos alunos que apontam que a região metropolitana de Belém apresenta problemas de infraestrutura graves como lixo (73,1%), esgoto sanitário (45,2%) e água inadequada para consumo (44,0%). Conclusão: A escola desenvolve educação ambiental, principalmente, mediante projetos, com temas voltados a água, o lixo e a reciclagem. Há pouca interação entre escola e comunidade, apesar de se observar impactos positivos com relação aos projetos desenvolvidos e consequentemente mudanças de comportamento. Com relação aos moradores, pôde-se verificar baixo nível socioeconômico, com interesse em participar de atividades educativas, identificaram problemas ambientais na região e riscos à saúde.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Objective: To examine education and environmental health through activities of education of the public schools of elementary and secondary education professionals, as well as from the perception of the residents of the community / guardians by students where schools surveyed are inserted and subsequently suggest actions aimed at improving the environment and quality of life, providing opportunities for engagement between school and community. Method: Descriptive Study of these professionals and responsible / residents of the vicinity of four schools in the metropolitan region of Belém-PA in the years 2014 and 2015, as regards education and environmental health. Applied questionnaire to the target population of this study addressing issues on education and environmental health. Results: of the total of 87 professionals, it was observed that schools develop environmental education activities through projects (41.4%), dates and significant events (32.2%) and cross-cutting theme (31.0%). With respect to diseases arising from basic inadequate sanitation diarrhea was the most common which is consistent with the perception of residents / guardian (total of 595 participants) by students who point out that the metropolitan area of Belém has serious infrastructure problems like garbage (73 1%), sewage (45.2%) and drinking water (44.0%). Conclusion: The school develops environmental education, mainly through projects with focused topics water, waste and recycling. There is little interaction between school and community, although we did see positive impacts with respect to projects developed and consequently behavioral changes. With regard to residents, it was observed low socioeconomic status, with interest in participating in educational activities, identified environmental problems in the region and health risks.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-01T18:26:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fabricio Nazareno Pessoa Lama.pdf: 3166228 bytes, checksum: 7a928b54804e7b0c5557242f604b0603 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.format.extent1 recurso online (103 f.) : il. : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSaúde ambientalpt_BR
dc.subjectSaneamento básicopt_BR
dc.subjectEscola e comunidadept_BR
dc.subjectEscola e saúdept_BR
dc.titleEducação e Saúde Ambientais : atuação dos profissionais das escolas públicas na sensibilização da comunidade para promoção de atitudes sustentáveispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherFortes Neto, Paulo, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherVianna, Paula Vilhena Carnevalept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientaispt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Ciências Ambientais - PPGCA

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