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dc.contributor.advisorMonteiro, Rita de Cássia Rigotti Vilela, 1959-pt_BR
dc.contributor.authorCosta, Pedro Rachid dapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-07T14:18:07Z-
dc.date.available2021-05-07T14:18:07Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3933-
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Rita de Cássia Rigotti V. Monteiropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, 2016.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A educação tem papel relevante no desenvolvimento sustentável além de participar ativamente da formação do capital humano. O papel do gestor, aliado à qualidade de seus conhecimentos administrativos, é fundamental na administração de uma instituição de ensino. Esta dissertação consiste em um estudo de múltiplos casos de instituições de ensino privado que atuam no Ensino Fundamental e Médio, Ensino Superior e cursos livres, como inglês e informática. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas realizadas pelo critério da acessibilidade com gestores, diretores e coordenadores, e teve como objetivo de evidenciar seus conhecimentos administrativos. Aplicou-se a técnica de análise de conteúdo após a transcrição das entrevistas. O material obtido foi organizado em seis categorias temáticas: meritocracia; instituição de ensino como empresa; instituição de ensino como empresa com foco no lucro; aluno como cliente e comparação ambiente organizacional e educacional. Houve a construção de duas premissas, organizadas a priori pelo pesquisador como resultado da análise do levantamento bibliográfico selecionado, sem o objetivo de generalização dos resultados. A premissa P01 considera que o nível de conhecimentos teóricos administrativos dos gestores das instituições é baixo, portanto se supõe que suas decisões são baseadas em suas experiências, intuição ou de forma amadora quando analisadas à luz da revisão teórica. A premissa P02 considera que o entrevistado (mantenedor, gestor, diretor, coordenador) não vê sua instituição de ensino como uma empresa que visa o lucro, e, consequentemente, estará diminuindo sua competitividade no mercado. Ambas as premissas se demonstraram falsas após a análise de conteúdo do material advindo das entrevistas. Conclui-se que a instituição escolar ao oferecer a educação como um serviço e não como a venda de um produto tem uma postura mais eficaz no atendimento aos clientes (alunos), além de ampliar a competitividade sustentável da instituição no mercado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Education plays an important role in sustainable development, and actively participate in the formation of human capital. Thus the role of manager combined with the quality of their management skills is critical in the management of an educational institution. The work consists of a multiple case study (Institutions of Private Education, working in primary and secondary education, higher education and free courses like English and computer), where semi-structured interviews were carried out (conducted by the criterion of accessibility) the managers, directors and coordinators in order to demonstrate their management skills. Was applied to content analysis technique to the data (transcripts of interviews), where the material was reorganized into six thematic categories organized in: Meritocracy; Education institution as a company; Education institution as a company focused on profit; Student as client; Comparison organizational and educational environment. We started from the construction of two premises (hypothesis mode without sample build, so no generalization of results) organized a priori by the researcher as a result of analysis of selected literature, where the P01 premise considers that the level of theoretical knowledge administrative managers of institutions is low, so it is assumed that their decisions are based on their experience, intuition or amateur way when analyzed in light of theoretical review and P02 premise considers that the respondent (maintainer, manager, director, coordinator) not consider your educational institution as a company that seeks to profit, and consequently will be decreasing their competitiveness in the market. Both the premises have proved false after the content analysis of the materials arising from the interviews. And it appears that the school institution by offering education as a service rather than selling a product, this posture is more effective in serving customers (students) in addition to expanding the sustainable competitiveness of the institution in the market.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-07T14:18:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PEDRO RACHID DA COSTA.pdf: 1610985 bytes, checksum: cb2e599134809cc73aa216c29ab3b5c3 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.format.extent1 recurso online (117 f.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectCapital humanopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleAnálise de gestão do serviço educacional em instituições de ensinopt_BR
dc.title.alternativeManagement analysis of educational services in educational institutionspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubatépt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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